Portal Chamar Táxi

Saramago: Casa-Museu inaugura a 31 de Maio na Azinhaga

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Saramago: Casa-Museu inaugura a 31 de Maio na Azinhaga

A Casa-Museu José Saramago vai ser inaugurada a 31 de Maio na Azinhaga, aldeia natal do escritor distinguido com o Nobel da Literatura, num edifício onde funcionará um pólo da Fundação José Saramago, disse hoje à Lusa o presidente da Junta de Freguesia.

De acordo com Vítor Guia, a Casa-Museu ficará no primeiro piso de um edifício no largo central da Azinhaga (Ribatejo) recuperado pela Fundação José Saramago, e exibirá fotografias de arquivo do Nobel da Literatura português, quadros inspirados na obra do autor, e alguns objectos ligados à infância passada na aldeia, onde viveu com os avós.

Entre os objectos, os visitantes poderão ver «a cama dos avós, onde no Inverno dormiam com os porquinhos para que os animais não morressem com o frio», episódio a que Saramago alude no livro «As Pequenas Memórias», e também «a arca das favas, que ficava à entrada da casa», referiu o presidente da junta de freguesia da Azinhaga.

A inauguração do pólo da Fundação José Saramago na Azinhaga, prevista para 31 de Maio, contará com a presença do escritor e da mulher, Pilar del Rio, que será homenageada como «Filha da Terra de Azinhaga» com o descerramento de uma placa toponímica para dar o seu nome a uma rua da localidade.

Também será assinado um protocolo de geminação entre a Azinhaga, Tias (localidade em Lanzarote onde reside o casal) e Castril (terra natal de Pilar de Rio) em Granada.

Nesse dia é ainda lançado o livro «Memórias da Terra de Saramago», de José Henriques Dias, com prefácio de Saramago, haverá uma recepção a entidades oficiais de Portugal e de Espanha e a representação de uma peça de teatro intitulada «Que fazer com estes livros José?».

O autarca adiantou à Lusa que o pólo que a Fundação irá abrir nesse dia na Azinhaga terá uma sala de leitura e uma biblioteca «com exemplares de todas as obras de Saramago escritas em português e edições estrangeiras».

Instalado no Largo da Praça da Azinhaga, o pólo ocupa um edifício antigo - pertença da junta de freguesia recentemente recuperado pela Fundação - que funcionou anteriormente como prisão, registo civil e sede da autarquia local.

Vítor Guia disse ainda que uma comissão composta por leitores de Saramago pretende homenagear o escritor com uma estátua a erigir no Largo da Praça da Azinhaga, encomendada ao escultor José Rodrigues.

«Gostávamos muito que fosse inaugurada no dia 08 de Outubro deste ano, data em que se cumpre uma década do anúncio do Nobel da Literatura atribuído a José Saramago, ou quando a recebeu, a 12 de Dezembro», referiu o presidente da Junta de Freguesia.

José Saramago possui desde 1987 uma rua com o seu nome na Azinhaga, onde, em 2006, lançou o livro «As Pequenas Memórias» - obra em que recorda o período da infância e as férias passadas até aos 15 anos - e celebrou 84 anos com festejos organizados pela localidade.

No dia 30 de Maio, a Junta celebra o Dia Mundial da Criança com a exibição do filme «A Maior Flor do Mundo», curta-metragem de animação de Juan Pablo Etcheberry inspirada no livro de José Saramago, com narração feita pelo próprio escritor.

A sede da Fundação José Saramago é partilhada por Lisboa, e Lanzarote, onde o escritor vive desde 1993, e possuirá um pólo na Azinhaga e outro em Castril (Granada).

Diário Digital / Lusa
 
Topo