Portal Chamar Táxi

Sardenha

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
A Sardenha (Sardigna, Sardinna ou Sardinnia em sardo, Sardegna em italiano, Sardenya em catalão) é uma região autônoma com estatuto especial da Itália meridional com 24090 km² e 1,65 milhão de habitantes, cuja capital é Cagliari. É completamente circundada pelo Mar Mediterrâneo.

A Sardenha é uma das duas regiões cujos habitantes foram denominados "popolo" (i.e. uma população distinta) pelo parlamento italiano. A outra região é Vêneto.


Esta região é composta das seguintes províncias:

Cagliari
Sassari
Nuoro
Oristano
Olbia-Tempio
Ogliastra
Carbonia-Iglesias
Media Campidano.

As línguas mais faladas na Sardenha são o italiano e o sardo, uma língua românica com influências do fenício, do etrusco e doutras línguas do oriente próximo. Embora esteja em decréscimo de falantes, principalmente os jovens de Cagliari, para o italiano, devido a razões oficiais, ainda é muito falada.

Nas regiões nortenhas de Gallura e Sassari, a língua falada é não o sardo mas uma variação do corso. Na ilha de São Pedro (San Pietro), é falado o dialecto linguriano de Génova. Em Alghero, ao norte, é falado também um dialecto medieval do catalão (o nome desta cidade, em catalão, é L'Alguer), como relembrando-nos que a ilha foi uma colónia catalã no passado.

A Sardenha é, em extensão territorial, a segunda maior ilha do mar Mediterrâneo (a primeira é a Sicília) e a oitava da Europa. Tem, porém, uma notável extensão de linha costeira, tanto que por muito tempo foi considerada a maior ilha do Mediterrâneo.

Situa-se no centro do Mar Mediterrâneo ocidental, entre a Córsega ao norte (da qual é separada pelo estreito de Bonifacio), o Mar Tirreno a leste, o canal da Sardenha e a Tunísia ao sul, o Mar da Sardenha e as Baleares a oeste.

Seu território é predominantemente montanhoso. O maior maciço montanhoso se encontra na parte centro-oriental da ilha: o Gennargentu. As ilhas mais importantes são: o arquipélago de Maddalena, l'Asinara, San Pietro e Sant'Antioco.

Fonte:wikipédia
 
Topo