Portal Chamar Táxi

Satélite UARS cai na Terra esta noite

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Começou a contagem decrescente para a... queda do satélite UARS. As mais recente previsões publicadas pela NASA revelam que o satélite deverá cair na Terra durante a noite de hoje.

uars-e0c7.jpg


A agência espacial norte-americana publicou ontem uma estimativa que dá como certa a queda do Upper Atmosphere Research Satellite (UARS) entre a tarde e o início da noite de sexta-feira.
A estimativa foi feita para o fuso horário da Costa Leste dos EUA. O que significa que, provavelmente, nos dois fusos horários de Portugal, a colisão do UARS deverá já registar-se durante a noite ou mesmo o início da madrugada de sábado.
À semelhança do referido anteriormente , a NASA reitera que só poderá divulgar as localizações prováveis da queda dos destroços do satélite pouco antes da colisão com o solo (em princípio duas horas antes).
Apesar de não saber ao certo onde vão cair os destroços do UARS, a NASA sabe que o satélite não deverá estar a passar sobre a América do Norte durante o momento previsto para a queda. O que leva a crer que os EUA, o Canadá e, eventualmente, o México estão livres de qualquer colisão.
Anteriormente, a NASA informou que o satélite vai cair entre as latitudes 57 graus norte e 57 graus sul. O que exclui à partida os polos e respetivas imediações.
De acordo com estimativas de um especialista que trabalhou na NASA há uma probabilidade de 1 em 3200 de um dos destroços do UARS acertar num ser humano.


 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,829
Gostos Recebidos
67

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Satélite já caiu mas NASA não sabe onde

ng1134854_435x190.jpg


O UARS, Satélite de Pesquisa da Atmosfera Superior Terrestre , já terá caído na Terra, mas a verdade é que a NASA desconhece o local exacto.
São mais de seis toneladas do resto daquele objecto espacial que deveriam ter entrado na atmosfera entre ontem e hoje e terão chegado ao nosso planeta pouco depois das 5h em Lisboa.
Numa das últimas actualizações, a NASA dizia que «o satélite estava a passar na direcção Este, sobre o Canadá e África, assim como sobre grandes sectores dos Oceanos Pacífico, Atlântico e Índico durante esse tempo».
Indicações demasiado vagas que, mesmo assim, não devem assustar. A NASA já tinha dito que os riscos eram «mínimos» e a falta de informações parece confirmar que os humanos não deverão ter sido muito afectados.


SOL
 
Topo