Portal Chamar Táxi

Satélites Inmarsat prontos para lançamento

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Composto por quatro veículos, o conjunto de satélites Inmarsat foi construído pela empresa EADS Astrium, e é considerado hoje um dos mais sofisticados sistemas de comunicação satelital no mundo, com capacidade de transmissão de voz e dados para usuários móveis em todo o globo.

Os satélites do sistema Inmarsat estão programados para lançamento por um foguete russo Proton-M entre os dias 14 e 19 de Agosto. O veículo será enviado ao espaço dentro do programa russo-americano Serviços de Lançamentos Internacionais (ILS, na sigla em inglês) da base de Baikonur, no Cazaquistão.

Galileu

Segundo um comunicado recente da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) e da Inmarsat, os satélites de comunicação da empresa terão um papel crucial nos próximos passos do Galileu, através de testes em órbita vitais para o sucesso do sistema global de navegação satelital.

A companhia foi escolhida pela empresa alemã DLR para fornecer os serviços de testes de carga-útil em órbita para os quatro primeiros satélites do Galileu, que formam a fase de validação em órbita do sistema.

Durante os próximos dois anos, a Inmarsat vai gerenciar o desenvolvimento e as operações dos testes de carga-útil do Galileu, em uma estação em solo da ESA localizada na Bélgica. O sistema será baseado em um sistema de medidas em órbita e complementado por três antenas de alta performance.

Os testes em órbita dos satélites do Galileu são críticos para o sucesso da missão como um todo. Os resultados obtidos serão usados em toda a vida útil dos satélites e também usados como referência durante todo o desenvolvimento e operação da constelação do Galileu.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Russos lançam satélite britânico de telecomunicações

Um satélite de telecomunicações britânico Inmarsat 4F3 foi lançado, nesta terça-feira (hora local), com sucesso, por um foguete russo Proton-M, do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, anunciou o centro espacial Khrunitchev, de acordo com a agência de notícias Itar-Tass.


"O lançador Proton-M, com o satélite de telecomunicações Inmarsat 4F3, descolou às 2h43, horário de Moscovo (20h43 de segunda em Brasília)", informou um funcionário do centro, citado pela agência.


O satélite, de cerca de 6 toneladas, deve ser colocado em órbita a 36.000 km da Terra. Inmarsat 4F3, criado pela companhia EADS Astrium para o operador britânico de telecomunicações Inmarsat, dura pelo menos 15 anos, acrescentou a Itar-Tass.


.
 
Topo