- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,023
- Gostos Recebidos
- 1,211
Comer, beber, comer mais um pouco, sentar-se no sofá e deitar-se na cama. As últimas horas em casa podem ser sido passadas desta forma. Contudo, sabe o que acontece ao seu corpo quando come demasiado? É algo que pode acontecer nestes dias que chegam depois do Natal.
O website AARP falou com alguns especialistas para saber o que pode acontecer nos dias em que acaba por comer em demasia. Se está a ler este artigo de barriga e estômago bem composto, saiba tudo o que se está a passar.
1- O estômago expande e pressiona os outros órgãos
“Imagine o estômago como um balão que se expande quando come. Quando está vazio, é muito idêntico com uma uva-passa. Fica murcho, então não ocupa muito espaço no abdómen. Ao comer, o estômago estica para acomodar a comida extra e todo o abdómen incha. É por isso que começa a sentir necessidade de desabotoar o primeiro botão da camisa ou o cinto. Ao continuar a comer, o estômago expande tanto que começa a pressionar outros órgãos internos. É uma sensação desconfortável”, conta o gastroenterologista Matthew Hoscheit.
2- O metabolismo acelera
“Para ajudar o corpo a digerir toda essa comida, o metabolismo acelera temporariamente após uma refeição farta. Esta mudança para um ritmo mais acelerado pode fazer com que algumas pessoas sintam calor, suor ou tonturas temporariamente após comerem demais. É o corpo a tentar fazer o seu trabalho", conta a nutricionista Brittany Werner.
3- O coração bombeia mais sangue para o sistema digestivo
“Quando come demais, o seu corpo desvia o fluxo sanguíneo e a energia do cérebro e de outros órgãos para os intestinos. Essa é uma das razões pelas quais se sente cansado. O seu coração também bate mais rápido por várias horas para bombear o sangue extra que o seu corpo precisa para a digestão”, diz Matthew Hoscheit.
4- Sente-se cansado e sem energia
“Provavelmente já percebeu que não tem muita energia quando está de estômago cheio. Uma queda no nível de energia é normal, pois o seu corpo está a trabalhar muito para digerir a comida. Depois de comer, os seus órgãos também liberam enzimas e hormonas extras que podem contribuir para esta fadiga”.
5- Níveis de açúcar sobem e depois descem repentinamente
“Quando come, o nível de açúcar no sangue aumenta, especialmente se consumir alimentos ricos em açúcar e carboidratos. Isto leva o corpo a liberar uma hormona que transporta a glicose da corrente sanguínea para as células, onde pode ser usada como energia. Se não consegue liberar insulina suficiente, o seu nível de açúcar no sangue sobe repentinamente e depois cai drasticamente.”
6- Fica com azia e refluxo
“É comum as pessoas sentirem azia e inchaço depois de comerem em excesso. A azia ocorre quando o ácido do estômago e outros conteúdos sobem para o esófago, o que causa uma sensação desagradável. Quando o estômago expande devido ao excesso de comida, o músculo que separa o esófago do estômago sofrer de forma temporária.”
IN:NM
