• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Seixal : Ajuda financeira de 40 milhões

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Com uma dívida total que ultrapassa os 100 milhões de euros, a Câmara do Seixal, liderada por Alfredo Monteiro (CDU), apresentou recentemente ao executivo camarário uma deliberação com vista a efetuar uma consulta a instituições bancárias para contrair um empréstimo de até 40 milhões de euros no âmbito do Plano de Consolidação Orçamental.

A proposta, subscrita pelo próprio presidente, destaca a "necessidade de equilíbrio financeiro conjuntural" por parte da autarquia, o que justifica, acrescenta o documento, "contrair financiamentos de forma a consolidar e reprogramar a dívida e passivos financeiros".

"A situação é grave", comentou ao CM Samuel Cruz, do PS, que não votou a proposta alegando desconhecimento da situação financeira da Câmara. "É para nós motivo de alguma perplexidade como foi possível chegar a esta situação, visto as receitas revelarem uma tendência constante de crescimento", acrescentou o vereador, considerando que este pedido de empréstimo "inevitavelmente se traduzirá em mais austeridade para os munícipes". Já Edson Cunha, do PSD, considerou que se está a "hipotecar o futuro financeiro da autarquia por três legislaturas (12 anos), amarrando-a ao pagamento de um empréstimo de 40 milhões de euros, o que só se justifica pela sua má gestão". O PSD votou contra e o BE , a terceira força da oposição na autarquia, absteve-se.

Dos 104 milhões de euros em dívida o ano passado, cerca de 23 milhões estavam pendentes a fornecedores. No Seixal, o prazo médio de pagamento a fornecedores estava nos 354 dias.

Discurso direto: Sérgio Saraiva, administrador da Baía do Tejo

"Potencial para atrair capital"

Correio da Manhã – Vale a pena investir no Seixal?

Sérgio Saraiva – Os territórios da Baía do Tejo no Seixal podem funcionar como polo dinamizador da atividade económica, pois dispõem de todas as condições para atração de investimento nacional e estrangeiro.

– Quais as potencialidades do concelho?

– As boas acessibilidades e infraestruturas, associadas à frente ribeirinha, traduzem-se num potencial que funciona como elemento diferenciador.

– Os empresários do concelho contam com apoios camarários?

– A Baía do Tejo tem tido as melhores relações com o Município do Seixal para a prossecução dos objetivos da requalificação territorial, para a atração de investimentos e criação de condições para o aumento da atividade económica no concelho.

cm
 
Topo