• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sente-se mais cansado nas manhãs de outono? Há uma explicação

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
naom_651d0d7691ed9.jpg


Já começou o outono e, no final do mês, a hora muda, isto faz com que os dias sejam mais curtos e escuros. Por isso, nestes meses, muitos indivíduos têm dificuldade em sair da cama quando acordam, mas existe uma explicação para este cansaço e fadiga. Está tudo relacionado com uma hormona.






Lisa Artis da The Sleep Charity - organização especializada na ciência do sono - explica que a diminuição da luz do dia tem um impacto significativo nos níveis de melatonina, uma hormona influenciada pela luz e que estimula o sono.





Durante o "outono, a noite torna-se mais escura, o que significa que a melatonina é produzida mais cedo e faz-nos sentir sonolentos", explica ao The Mirror. Além disso, as manhãs são mais escuras, isto "mantém os nossos níveis de melatonina elevados, o que significa que nos sentimos sonolentos ao longo do dia", acrescenta.


Explica ainda que "a luz natural faz-nos sentir mais despertos e indica ao nosso relógio biológico interno que está na hora de acordar e de parar de produzir melatonina".


Tendo isto em conta, a especialista sugere que invista num alarme com luz que aumenta gradualmente imitando a evolução da luz natural de manhã. É capaz de enganar o cérebro a acreditar que está a acordar com a luz do sol.

IN:NM
 
Topo