Portal Chamar Táxi

Será ilegal trabalhar por sua conta sem ser credencial ?

Status
Não está aberto para novas respostas.

rocheiro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
boas amigos,tou a pensar trabalhar por minha conta em fazer reparaçoes de computadores..... eu trabalho nessa area mas n sou credencial e gostaria de saber se é possivel cobrar nas reparaçoes k faço ou o k devo fazer para k esteja tudo legal !

Cumprimentos
F.Lousada

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Olá amigo rocheiro,

Vê isto que penso que irá tirar as tuas duvidas:espi28:

Trabalhar por Conta Própria: Obrigações a Cumprir

Se quer ser patrão de si próprio, iniciando uma actividade por conta própria, lembre-se que precisa de se inscrever nas finanças e pagar directamente as suas contribuições à Segurança Social.
Ainda assim, antes de avançar com qualquer formalidade, informe-se sobre o pagamento de impostos e conheça os seus direitos junto das entidades a quem poderá prestar serviços.
Se já é trabalhador por conta própria e pretende mudar de profissão ou fechar a actividade, este dossier também é para si. O Portal do Cidadão diz-lhe quais são os passos que deve percorrer.

Declarar o Início de Actividade
Beneficiar da Segurança Social
Pagar as Contribuições à Segurança Socia...
Liquidar os Impostos
Fazer um Seguro
Direitos e Deveres do Trabalhador Independente
Alterar a Actividade
Declarar a Cessação de Actividade

Serviços Relacionados

Espero ter ajudado,
Abraço

tempest@de

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Gostos Recebidos
0
pelo que percebi trabalhas por conta doutrem nessa área e queres começar a trabalhar por conta própria, mas vais deixar o trabalho por conta de outrem ou pretendes manter os dois ao mesmo tempo?

rocheiro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
sou militar e trabalho na area de informatica e vou continuar a desempenhar as minhas funçoes so que tou a pensar fazer um part time por casa mas kero k tudo seja lega...

ja agora sou arbitro de futebol e passo recibo verde como prestador de serviços..

desde já o meu obrigado a kem se disponibilizou a ajudar

tempest@de

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Gostos Recebidos
0
para que seja tudo feito de forma correcta terias que te colectar nas finanças como trabalhador independente, como já estas colectado isso já não seria necessário, convém perguntares nas finanças se podes usar o mesmo CAE para a nova actividade, à partida não vejo porque não porque se trata da prestação de um serviço, mas pode existir algum CAE mais especifico para a reparação.

a questão da segurança social e do seguro de trabalho também me parece resolvida porque certamente já as resolveste antes por causa da actividade de prestação de serviços.

relativamente ao não seres credenciado, não creio que seja importante, quem pede as credenciais são normalmente as grandes marcas de informática, sendo mesmo exigência de algumas e importante para a questão das garantias, como os teus clientes devem ser maioritariamente particulares não vejo problema.

posto isto, boa sorte na tua nova actividade :espi28:

Status
Não está aberto para novas respostas.