• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Será que todos os cães bravos são iguais ? ( parte I ) ?

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Enquanto o resultado final pode ser o mesmo (uma tremenda mordida em quem se atrever a estar por perto), a agressividade em cachorros tem origens bastante diferentes. Na verdade a agressão nem sempre é demonstrada na forma de mordida. O cachorro pode demonstrar comportamento agressivo através da postura do corpo, rosnados e latidos entre outros. Além disso, a agressão pode ser ofensiva ou defensiva.

Embora nós humanos tenhamos o costume de classificar o comportamento agressivo dos cães como simples e pura maldade, a agressão em sí não está relacionada com nenhum sentimento de raiva nestes animais. Cães mordem, atacam, ou ameaçam outros seres para defender seu território, sua posição hierárquica, sua comida, para garantir suas chances de cruzar com uma fêmea e perpectuar a espécie, por medo, para proteger os filhotes ou para caçar. A escolha cuidadosa do filhote, a socialização, e o treinamento de obediência básica são as melhores ferramentas para se evitar este tipo de problema. A forma mais comum de agressão de cães domésticos contra seus donos é justamente por dominância. Dominância, que na maioria das vezes, é desenvolvida sorrateiramente, sem que os donos percebam os erros que estão cometendo e os riscos que estão correndo. Para entendermos melhor os principais tipos de agressão em cachorros vamos pedir ao Rex que nos dê alguns exemplos práticos.

Agressão por Dominância -> Cachorros são animais sociais e nenhum deles, inclusive Rex, esperam igualdade. Para Rex o importante é saber qual é a posição hierárquica de cada um da família em relação aos outros, e a própria posição dele. Se Rex perceber que ninguém exerce a liderança do grupo, ou exerce sem firmeza e consistência, ele (Rex) terá o maior prazer em ocupar esta posição. Se, ao contrário, Rex entender desde cedo que todos os membros da família humana dele são mais importantes hierarquicamente que ele, nosso amigo peludo ficará mais do que feliz.

A liderança da matilha não é trabalho fácil para um cachorro. Sendo o líder, Rex não pode descansar um minuto. Ele será o responsável pela guarda e protecção de todos os membros do grupo. Será responsável por vigiar o território e, o mais importante, será responsável por manter todos os membros do grupo (você e a sua família) em seus devidos lugares. Ele não irá aceitar desafios e insubordinação (tais como acordá-lo da sesta, tirá-lo, ou simplesmmente sugerir, que ele saia de onde estiver, chegar perto da pessoa preferida dele, passar perto da comida ou da cama dele mesmo que ele não esteja lá, ou simplesmente ficar de pé ao lado dele e encará-lo nos olhos) sem que haja consequências. Algumas vezes Graves Consequências!!!

A maioria dos casos de agressão por dominância ocorre em machos, e aparece pela primeira vez entre dois e dois anos e meio de idade. Algumas raças e alguns cachorros possuem a predisposição genética para a dominância. São aqueles que, desde muito pequenininhos, resolvem botar os dentinhos de fora. Se corrigidos a tempo e propriamente, estes cachorros desistem de ser o líder, mas vez por outra podem tentar medir forças novamente com você.

Existem cachorros que são mentalmente dominantes e fisicamente submissos. É o caso de Bingo, um cachorrinho Toy, primo de Rex. Bingo adora ser acariciado, escovado, carregado no colo....mas só quando ele quer! Qualquer pessoa errada, ou no momento errado e ZAP! É dente pra todo lado. Além disso Bingo sabe como virar de barriga para cima, se encolher todinho ou começar a ganir como um louco para ninguém ameaçá-lo de punição. Se alguém segurá-lo firme e de forma autoritária, ele fica quietinho e treme todo, mas assim que o incauto e abusado afrouxar um pouquinho....ZAP, ZAP, ZAP (ha ha ha ha), mais um monte de dentadas !!!!!

continua ...
 
Topo