• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Serpentes são 70 milhões de anos mais velhas do que se pensava

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng3891473.JPG



Uma nova análise de fósseis permitiu descobrir os antepassados das serpentes atuais, entre os quais o mais velho, que vivia há 167 milhões de anos, mais 70 milhões do que se pensava anteriormente.
Os resultados do estudo, hoje divulgados, foram publicados na revista britânica Nature Communications.


Ao examinarem os restos fossilizados de serpentes, que fazem parte de coleções de diferentes museus de História Natural, de várias partes do mundo, a equipa liderada por Michael Caldwell, professor na Universidade de Alberta, no Canadá, identificou quatro espécies antigas de serpente, tendo-as datado de 143 a 167 milhões de anos.
Segundo a equipa, um dos quatro fósseis, e o mais antigo, é o "Eophis underwoodi", com 167 milhões de anos, e cujos vestígios foram descobertos em Oxfordshire, a sul de Inglaterra.
"O estudo explora a ideia de que a evolução, entre o grupo das serpentes, é mais complexa do que se pensava", assinala Michael Caldwell.
A investigação sugere que "a evolução do crânio das serpentes surgiu muito tempo antes de as serpentes perderem as suas patas" e assinala que a tese do aparecimento súbito das serpentes, há cerca de cem milhões de anos, traduz mais uma falha no conhecimento dos fósseis do que uma dispersão das primeiras serpentes.



dn


 
Topo