• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Serralves mostra trabalhos de fotografia que venceram prémio BES Revelação

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
ng1425626_435x200.jpg


Serralves mostra trabalhos de fotografia que venceram prémio BES Revelação

Trabalhos vencedores do prémio BES Revelação, que pretende projectar novos talentos na fotografia em Portugal, podem ver-se a partir de segunda-feira no Museu de Serralves, no Porto.

Os trabalhos são da autoria de Diogo Evangelista, Nádia Ribeiro e André Romão.
"Foi fotografado um conjunto de flores, recolhidas do seu ambiente natural. Depois, foram fotografadas [oitenta imagens] em estúdio, ao longo de sensivelmente 15 dias, onde se vai vendo a sua degradação, a passagem do tempo, o seu fechar", disse Nádia Rodrigues Ribeiro, sintetizando o que exprimiu no trabalho que lhe valeu o prémio.
Já André Romão, que não expõe "pela primeira vez no Museu de Serralves", procurou, com o seu projecto, relatar e sintetizar a história do Ocidente, combinando, no mesmo espaço, objectos que aludem à identidade da Europa.
"O trabalho constrói-se como discurso baseado em dois objectos e a partir deles: uma pintura que pertence à Colecção da Fundação de Serralves [Enlevo de Miss Europa (1973), de Nikias Skapinakis] e uma cadeira italiana dos anos 70 [Capitello, realizada pelo Studio 65 (1972)] ", referiu.
No caso de Diogo Evangelista, o seu trabalho "relaciona-se com o tentar perceber as formas do imaginário relacionadas com a ideia de paraíso e exótico. Essa ideia é associada a distância e a qualquer coisa agradável, mas um pouco longínqua da nossa realidade", explicou a comissária da exposição, Filipa Ramos, à agência Lusa.
Os vencedores do prémio BES Revelação 2013 - iniciativa conjunta da Fundação de Serralves e do Banco Espírito Santo - receberam uma bolsa no valor de 7.500 euros, para a produção dos projectos sujeitos a concurso, e a apresentação no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
"Os três projectos são muito diferentes sendo que, o que os une, é a questão da natureza da imagem fotográfica nos dias de hoje, a sua relação com as práticas artísticas e o facto de serem criados por jovens artistas, para os quais esta é uma excelente oportunidade", contou a comissária.
Os projectos vencedores foram decididos a 22 de Julho pelo júri internacional do concurso: Guillaume Désanges, curador independente que trabalha em Paris, Marina Fokidis, directora da Kunsthalle Athena e da revista South, Nav Haq, curador no MHKA, Antuérpia e Filipa Ramos, curadora independente portuguesa que trabalha em Londres e Milão.
Esta iniciativa que, no ano anterior teve lugar na Casa de Serralves, termina a 19 de Janeiro do próximo ano.

Fonte: Lusa/SOL
 
Topo