Portal Chamar Táxi

Serralves vai expor retrospectiva de Juan Muñoz

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Serralves vai expor retrospectiva de Juan Muñoz

Uma exposição retrospectiva do escultor espanhol Juan Muñoz vai estar patente este ano em Serralves no âmbito de um protocolo de mecenato que será assinado segunda-feira, em Lisboa, entre a Fundação EDP e a Fundação de Serralves.

Esta exposição, resultado de uma co-produção entre o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Tate Modern de Londres, onde já esteve patente este ano, é a primeira a ser realizada com o apoio exclusivo da Fundação EDP no quadro deste protocolo válido por três anos.

O artista espanhol Juan Muñoz (1953-2001) destacou-se a partir dos anos 80 com a criação de instalações escultóricas nas quais coloca a figura humana em ambientes arquitectónicos específicos, criando uma tensão entre a ilusão e a realidade.

A retrospectiva, que esteve em Londres entre Janeiro e Abril deste ano, reúne esculturas conhecidas do artista, entre elas «Many Times» (1999), «The Prompter» (1988) e «Conversation Piece» (1996).

Contactado pela agência Lusa, o director cultural da Fundação EDP, José Manuel dos Santos, referiu que este protocolo irá «consolidar e alargar» a colaboração entre as duas entidades, iniciada em 2002 com a realização de exposições na Casa de Serralves.

«Esse protocolo é agora renovado pela terceira vez com algumas novidades, nomeadamente a realização de uma grande exposição anual no Museu de Serralves», salientou, acrescentando que se manterão os intercâmbios entre as colecções de arte das duas fundações.

Nesse quadro, será realizada em 2009 uma exposição antológica de Eduardo Batarda, vencedor do Grande Prémio EDP 2007 de artes visuais, galardão que a entidade patrocina, a par do Prémio EDP Novos Artistas, também na mesma área.

A Fundação EDP possui uma colecção de arte com cerca de 200 obras, composta essencialmente por peças de criadores portugueses a partir dos anos 60 até à actualidade - desde Menez a Joana Vasconcelos - abrangendo pintura, vídeo, escultura, fotografia, instalações, com uma orientação temática alusiva à actividade da empresa («Luz-Energia/Movimento-Comunicação».

A assinatura do protocolo decorrerá segunda-feira, pelas 12:00, no Museu de Electricidade, em Lisboa, com a presença do presidente da Fundação de Serralves, António Gomes de Pinho, e do presidente da Fundação EDP, Francisco de la Fuente Sánchez.






Fonte:Lusa
 
Topo