• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Serrano pede a agricultores para aumentar produção

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,985
Gostos Recebidos
346
O Ministro da Agricultura defendeu a importância estratégica do sector da agricultura para o país, tendo exortado os agricultores a um aumento de produção, a exemplo do que tem sucedido na última década.

Em declarações à agência Lusa, à margem de um encontro de agricultores do norte do vale do Tejo, na Golegã, António Serrano afirmou que a escalada no preço dos alimentos a nível mundial vai obrigar a um aumento de produção em todo o mundo, tendo afirmado que existe «esperança, investimento, oportunidades e dinâmica» para aumentar a produção em Portugal.

O governante disse ainda que, com a escalada no preço dos alimentos e das matérias-primas e com o aumento da população a nível mundial, surgem novas oportunidades para o sector, desde as áreas mais tradicionais às mais modernas.

«Todas as áreas são importantes, desde as mais tradicionais às menos tradicionais, tendo em conta que vivemos numa época em que necessitamos de um aumento de produção de alimentos», afirmou.

Segundo defendeu, os agricultores portugueses devem produzir «tudo aquilo que puderem, seja na área dos cereais, em que os stocks são reduzidos e a procura mundial é grande, seja no olival, na vinha e no vinho, ou em áreas mais novas como as hortícolas ou frutícolas», sector que hoje representa 36 por cento do produto agrícola.

«Não existe um sector estratégico, a agricultura é ela própria estratégica para o país», vincou.

António Serrano disse ainda que a redução do défice da balança comercial, entre 2005 e 2010, «praticamente aconteceu», tendo sublinhado que os resultados obtidos são «fruto do comportamento do sector e de um aumento de produção constante» ao longo da última década, «ao contrário do que muita gente julga», observou.

O governante lembrou que as intenções de investimento para modernização das empresas ligadas ao sector «superou» a barreira dos 900 milhões de euros, valor da dotação financeira do último concurso no âmbito do ProDer, que terminou em Fevereiro.

Um dado que, afirmou, «indica que existe procura, intenções sérias de investimento e que os agricultores continuam com uma dinâmica grande que tem vindo a acentuar-se nos últimos anos».

António Serrano apontou ainda para a fileira dos cereais que, com uma conjuntura em que a procura mundial é grande e os stocks são baixos, significa para quem produz «uma oportunidade de aumento dos preços» nos próximos tempos.

«O reverso da medalha é que isso implica também dificuldades acrescidas para o sector da pecuária, que utiliza o milho e os cereais na alimentação animal e vai ter um aumento nos custos de produção», observou.

Lusa/SOL

 
Topo