• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Silva Peneda escreve carta aberta a Schaüble

billshcot

GForum VIP
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,259
Gostos Recebidos
80
Presidente do CES critica declarações do ministro das Finanças alemão, que disse que os outros países europeus têm "inveja" da Alemanha.

"Comparar a atitude de alguns Estados a miúdos que na escola têm inveja dos melhores alunos é, no mínimo, ofensivo para milhões de europeus que têm feito sacrifícios brutais nos últimos anos", defende o presidente do Conselho Económico e Social, na carta que amanhã será publicada, na íntegra, na imprensa.

Silva Peneda refere-se às declarações feitas segunda-feira pelo ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schaüble, num entrevista televisiva citada pela AFP, onde sublinhou que as críticas feitas à Alemanha se devem "à inveja" dos outros países. "Sempre foi assim. É como numa turma, quando temos os melhores resultados, os que têm um pouco mais de dificuldades são um pouco invejosos", afirmou o ministro alemão.

"Quando o ministro das Finanças do mais poderoso Estado da União Europeia faz afirmações deste jaez, passa a ser um dos responsáveis para que o projecto europeu esteja cada vez mais perto do fim", avança Silva Peneda.

Para o presidente do CES, "o sentimento de inveja anda normalmente associado a uma cultura de confrontação e não tem nada a ver com uma outra cultura, a da cooperação". Além disso, é um sentimento próprio "dos que se sentem superiores aos outros".

"Com esta declaração vossa excelência mostra que o espírito europeu para si já não existe", escreve Silva Peneda, considerando que "não será boa ideia que as alterações políticas e institucionais necessárias à Europa venham a ser feitas baseadas, quase exclusivamente, nos interesses da Alemanha".

de
 
Topo