• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Simular erupções vulcânicas para combater as alterações climáticas poderia provocar secas nos trópicos

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1

Geoengenharia: Simular erupções vulcânicas para combater as alterações climáticas poderia provocar secas nos trópicos

grimsvotn%20volcano%20ash%20in%20the%20atmosphere180.jpg


Filipa Alves

A simulação de erupções vulcânicas, com emissão partículas para a atmosfera para refletir a radiação solar, que tem sido sugerida como solução para combater as alterações climáticas, poderia provocar secas nos trópicos, revela um estudo publicado na revista científica Environmental Research Letters.

O trabalho considerou um cenário hipotético catastrófico, em que a concentração de CO2 atmosférica aumentaria quatro vezes, o que justificaria o recurso à geoengenharia para evitar o consequente aumento da temperatura.

Nestas circunstâncias, seria necessário emitir para a atmosfera 60 milhões de toneladas de dióxido de enxofre anualmente para anular a subida da temperatura.

Através de modelação matemática, uma equipa de investigadores ingleses previu que, o aumento da concentração atmosférica de partículas resultaria, para além da reflexão da radiação solar, na absorção do calor proveniente do solo, reduzindo a diferença da temperatura em diferentes alturas da atmosfera.

Como consequência, a formação de nuvens e a queda de precipitação seriam afetadas, o que aconteceria de forma irregular nas várias regiões geográficas. Nas regiões tropicais da América do Sul, Ásia e África seria de esperar uma redução de até 1/3 da precipitação.

“Segundo os resultados desta investigação, a geoengenharia envolvendo aerossóis estratosféricos não dá aos líderes mundiais respostas fáceis para o problemas das Alterações Climáticas”, afirmou a investigadora Ellie Highwood (University of Reading) que assina o artigo em último lugar.


Referência bibliográfica:
Ferraro, AJ, Charlton-Perez, AJ & Highwood, EJ .2014 .Weakened tropical circulation and precipitation in responses to geoengineering, Environmental Research Letters, 9 (1). DOI: 10.1088/1748-9326/9/1/014001

Fontes: Latest news, sport and comment from the Guardian | The Guardian e University of Reading

Naturlink
 
Topo