Portal Chamar Táxi

Informação Sinal nas pernas que muitos ignoram pode indicar doença cardíaca

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
51,043
Gostos Recebidos
1,238
naom_6992d8525c386.webp


As doenças cardíacas podem ser detetadas com alguns exames de rotina. Contudo, existem alguns sinais subtis que acabam por passar despercebidos e o melhor é estar atento. Por exemplo, um sintoma nas pernas pode estar relacionado com esta condição e é importante estar atento.


Insuficiência cardíaca e hipertensão são muitas vezes dois dos problemas cardíacos mais comuns que acabam por não ser detetados facilmente. São vários os sintomas que acabam por se revelar, mas que são muitas vezes ignorados.


Sinal das pernas que pode indicar doença cardíaca


Médica Bhavini Shah revelou ao Mirror alguns dos sintomas de doenças cardíacas que podem ser ignorados, como é o caso de inchaço nas pernas. “O inchaço nas pernas, conhecido também como edema, é um sintoma menos conhecido de doenças cardíacas e ocorre quando existe muito líquido acumulado. É algo que pode piorar ao longo do dia”, diz a médica.



"Edema é um inchaço anormal devido à retenção de líquidos nos tecidos. Às vezes, pode ocorrer por fatores de estilo de vida, como uma dieta rica em sódio ou ficar sentado ou em pé por longos períodos de tempo. Também pode acontecer com lesões, doenças crónicas ou até mesmo certas emergências médicas, como insuficiência cardíaca congestiva e doença renal”, revelou o médico Jay Cardiello à SHAPE.


Entre outros dos sintomas a ter em conta está a dor no peito. “É um sintoma comum de doenças cardíacas. Se a sensação for de pressão, aperto ou compressão, pode ser um sintoma de ataque cardíaco”, alerta Bhavini Shah.


Atenção ainda à falta de ar. “Se o coração não estiver a bombear sangue suficiente para o corpo, pode existir líquido nos pulmões, o que dificulta a respiração e leva à falta de ar.” E a fadiga extrema? É mais um dos sinais de alerta. “Se estiver extremamente cansado, isso também pode ser um sintoma, o que torna as atividades diárias ou exercícios leves mais exaustivos.”


Dor no braço esquerdo é sinal de ataque cardíaco? Especialista esclarece


Uma dor persistente no braço esquerdo pode ser um sinal de alerta, mas nem sempre precisa de preocupar-se em demasia. A verdade é que existem mais problemas que podem estar associados a esta dor.


O cardiologista Brajesh Kunwar explicou tudo ao website HealthShots. “Um ataque cardíaco é uma causa comum de dor no braço esquerdo, especialmente em adultos. No entanto, isso nem sempre é verdade, pois pode depender da idade da pessoa e de outros sintomas”, começa por dizer.


O especialista revela que pode ser estar relacionado também com outros sintomas, como ansiedade, náuseas ou sensação e vontade de vomitar. “Se apresentar estes sintomas juntamente com dor no braço esquerdo, pode ser algo grave. Procure ajuda médica imediatamente”, alerta o cardiologista.


O especialista revelou ainda outros dos problemas que podem estar relacionados com uma dor no braço esquerdo sem ser necessariamente um ataque cardíaco. Saiba mais.


1- Condições musculoesqueléticas locais


“Condições como artrite no ombro podem causar dor no braço esquerdo. Se passa longos períodos sentado à mesa, especialmente se for canhoto, fique atento a qualquer desconforto. A dor pode indicar um problema, e pode ser aconselhável consultar um profissional.”


2- Compressão cervical


“Problemas com os nervos que controlam o diafragma também podem causar desconforto no braço. Um profissional de saúde pode ajudar a esclarecer essas conexões.”


3- Lesões no ombro


“Lesões no ombro, sejam decorrentes de um acidente ou de uma queda, podem causar dor que se irradia para o braço. Problemas como luxações, fraturas ou crescimento de tecidos moles podem causar sintomas graves.”

IN:NM
 
Topo