Portal Chamar Táxi

Notícias Sindicato dos jornalistas de Israel contra encerramento de rádio militar

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
57,546
Gostos Recebidos
1,638
Sindicato dos jornalistas de Israel contra encerramento de rádio militar

img_932x621uu2025-11-12-14-53-53-2247714.jpg


Israel Katz anunciou o encerramento da GLZ antes de 1 de março de 2026, uma decisão que tem que ser aprovada pelo Governo.

O Sindicato dos Jornalistas de Israel afirmou esta quarta-feira que lutará contra a decisão anunciada pelo ministro da Defesa israelita, Israel Katz, de encerrar a Rádio do Exército [Galei Tzahal/GLZ, em hebraico]

"Katz não vai encerrar nenhum veículo de comunicação no Estado de Israel. O Sindicato dos jornalistas vai lutar contra esta má decisão. A Galei Tzahal não vai encerrar", declarou a organização na rede social X.

O governante israelita anunciou o encerramento da GLZ antes de 1 de março de 2026, uma decisão que tem que ser aprovada pelo Governo do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

Em agosto, Katz convocou um comité para examinar o papel da estação de rádio e para apresentar recomendações sobre o seu futuro no prazo de 50 dias.

A proposta de encerramento foi também criticada pelo líder da oposição, Yair Golan.

"Netanyahu está a tentar silenciar os veículos de comunicação que noticiam sobre uma comissão de investigação patrocinada pelo Estado e o dinheiro do Qatar e, por isso, quer encerrar a GLZ. Defenderemos o jornalismo livre, vigilante e de investigação", declarou Golan no X.

"A Galei Tzahal foi criada como uma emissora militar ao serviço dos soldados e das suas famílias, não como uma plataforma para opiniões, muitas das quais atacam as Forças de Defesa de Israel (FDI) e os seus soldados. É uma anomalia sem precedentes, em qualquer país democrático, que as forças armadas operem uma estação de rádio civil ", disse Katz, segundo um comunicado de imprensa.

Correio da Manhã
 
Topo