Portal Chamar Táxi

Sintonizar tdt num led

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
1
Olá

Vivo em Alijó, e estou a captar a TDT, os 4 canais portugueses e 6 espanhois, com uma antena Televés Dat 45, com MRD, num Televisor analógico antigo, marca Phillips, obviamente com a aplicação de um descodificador TDT comprado na Worten e vejo estes canais optimamente sem quaisquer problemas, sem " freezzes " ou paragens de imagem.
Sucede que, comprei um LED marca LG, fiz a busca dos canais TDT, e para minha surpresa verifico, que para além dos freezzes e paragens de imagem, também tem PERDA da imagem. Fica o ecran preto e com o som intermitente. Volta e meia lá veem os freezes mas, de imediato se vão efica tudo preto.
Mais ....... nos canais espanhois ainda se vai vendo, com frezzes á mistura, mas os portugueses .... nada.
Entretanto a " velhinha " lá continua a dar uma maravilha sem quaisquer freezzes.
A minha pergunta:
Que se passará ? Será defeito do LED ?
Bem, entretanto informo que a antena Televés está ligada a um amplificador de mastro e este a um alimentador com 4 saídas, em que uma vai para a TV velhinha e a outra para o LED.
Face ao exposto, alguém me dá uma solução ou explicação do que devo fazer para captar bem no LED ?
Obrigado.

jmasg

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Olá

Vivo em Alijó, e estou a captar a TDT, os 4 canais portugueses e 6 espanhois, com uma antena Televés Dat 45, com MRD, num Televisor analógico antigo, marca Phillips, obviamente com a aplicação de um descodificador TDT comprado na Worten e vejo estes canais optimamente sem quaisquer problemas, sem " freezzes " ou paragens de imagem.
Sucede que, comprei um LED marca LG, fiz a busca dos canais TDT, e para minha surpresa verifico, que para além dos freezzes e paragens de imagem, também tem PERDA da imagem. Fica o ecran preto e com o som intermitente. Volta e meia lá veem os freezes mas, de imediato se vão efica tudo preto.
Mais ....... nos canais espanhois ainda se vai vendo, com frezzes á mistura, mas os portugueses .... nada.
Entretanto a " velhinha " lá continua a dar uma maravilha sem quaisquer freezzes.
A minha pergunta:
Que se passará ? Será defeito do LED ?
Bem, entretanto informo que a antena Televés está ligada a um amplificador de mastro e este a um alimentador com 4 saídas, em que uma vai para a TV velhinha e a outra para o LED.
Face ao exposto, alguém me dá uma solução ou explicação do que devo fazer para captar bem no LED ?
Obrigado.

jmasg

A televisão antiga não te apanha coisa nenhuma o que te apanha o sinal é o receptor que compraste na worten, mas nem sequer informas a marca
Possivelmente essa tv a led tem o tuner "duro", no entanto se tiveres hipotese informa o nivel de sinal que tens

Já agora quantos km é de Alijó á fronteira da Galiza?

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
1
A televisão antiga não te apanha coisa nenhuma o que te apanha o sinal é o receptor que compraste na worten, mas nem sequer informas a marca
Possivelmente essa tv a led tem o tuner "duro", no entanto se tiveres hipotese informa o nivel de sinal que tens

Já agora quantos km é de Alijó á fronteira da Galiza?

Caro Pincas

Obrigado pela resposta. Realmente quem apanha é o descodificador que comprei na worten, cuja marca é Sigmatek. É daqueles que se enfia atrás na TV como se fosse uma scart de 21 pinos.
O nível de snal na TV velha, quer no MUX 56 (portugueses) quer nos Muxs 57 e 65 (espanhois) teem uma qualidade de 90/95%.
No led, no MUX 56 e 57 , qualidade de 23% e no MUX 65 44%. É neste que a imagem e som está mais estável.
Não estou a captar da Galiza, pois tenho o Marão á frente. Estou a captar Salamanca, pois a antena está virada para a Marofa (Portugueses) e apanho sem mexer na antena os espanhois.
Digo que é Salamanca, porque fica mais ou menos na mesma direcção da Marofa e um dos canais é o CYL Tv Salamanca.
De Alijó á Marofa, pelo Google earth são cerca de 120 Km e a Salamanca 280 Km.
Os Muxs espanhois com a qualidade a partir de 40% já se veem bem.
Obrigado e um abraço.

jmasg

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Caro Pincas

Obrigado pela resposta. Realmente quem apanha é o descodificador que comprei na worten, cuja marca é Sigmatek. É daqueles que se enfia atrás na TV como se fosse uma scart de 21 pinos.
O nível de snal na TV velha, quer no MUX 56 (portugueses) quer nos Muxs 57 e 65 (espanhois) teem uma qualidade de 90/95%.
No led, no MUX 56 e 57 , qualidade de 23% e no MUX 65 44%. É neste que a imagem e som está mais estável.
Não estou a captar da Galiza, pois tenho o Marão á frente. Estou a captar Salamanca, pois a antena está virada para a Marofa (Portugueses) e apanho sem mexer na antena os espanhois.
Digo que é Salamanca, porque fica mais ou menos na mesma direcção da Marofa e um dos canais é o CYL Tv Salamanca.
Obrigado e um abraço.

jmasg

Boas

Esses valores do tv e do receptor não me dizem nada porque isso é um valor que cada fabricante tem e não se pode fazer comparações.

O ideal era medir o sinal com um medidor profissional

Possivelmente tens um erro no sinal (ber) que o receptor consegue corrigir e a tv não. Pode ser excesso de amplificação e o sinal perde qualidade. O ideal seria experimentar uma antena de 1 só eixo

Última edição:

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
1
ok. obg. vou fazer mais umas experiencias e depois digo algo.
já agora, porque será que só apanho 2 MUXs de espanha e não mais que sei , os há ?

jmasg

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
já agora, porque será que só apanho 2 MUXs de espanha e não mais que sei , os há ?

jmasg

Penso que estás a chamar multiplex ás frequências que apanhas. Espanha tem muitos canais e cada frequencia tem um numero limitado de canais que depende da sua definição, por conseguinte para todos os canais tem que ser usado 2 frequencias

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Caro Pincas

Obrigado e um abraço.

jmasg

Ao que parece existe alguma confusão quanto ás distâncias aos emissores e quais estás a receber a TDT portuguesa.

De Alijó à Marofa cerca de 60Km e não 120Km, embora mesmo assim não creio que seja esse o emissor que estás a captar.

De Alijó a Salamanca um pouco mais de 150Km e não 280Km.

Provávelmente o emissor da TDT portuguesa que estás a receber será o de Lousa que fica apenas a 28 Km de Alijó e bem mais alinhado com Salamanca.

Tenta optimizar o alinhamento da antena para Salamanca e utiliza uma de alto ganho, com boa amplificação poderá ser que captes outos canais.

Se necessário terás de utilizar uma segunda antena para os canais portugueses.

Quanto aos freezes no LCD, experimenta trocar os equipamentos de lugar um com o outro a ver o que acontece. Embora nem todos tenham o mesmo comportamento, o facto de o Sigmatek funcionar bem e o LCD não, revela deficiências na instalação.

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
1
Ao que parece existe alguma confusão quanto ás distâncias aos emissores e quais estás a receber a TDT portuguesa.

De Alijó à Marofa cerca de 60Km e não 120Km, embora mesmo assim não creio que seja esse o emissor que estás a captar.

De Alijó a Salamanca um pouco mais de 150Km e não 280Km.

Provávelmente o emissor da TDT portuguesa que estás a receber será o de Lousa que fica apenas a 28 Km de Alijó e bem mais alinhado com Salamanca.

Tenta optimizar o alinhamento da antena para Salamanca e utiliza uma de alto ganho, com boa amplificação poderá ser que captes outos canais.

Se necessário terás de utilizar uma segunda antena para os canais portugueses.

Quanto aos freezes no LCD, experimenta trocar os equipamentos de lugar um com o outro a ver o que acontece. Embora nem todos tenham o mesmo comportamento, o facto de o Sigmatek funcionar bem e o LCD não, revela deficiências na instalação.

Caro amigo.

Acho que és capaz de ter razão, aliás, tens razão. Falei em Marofa porque era donde recebia a TV analógica, desde os tempos em que a espanhola analógica era também aqui captada.
Até desconhecia o emissor de Lousa, mas admito agora que deve realmente ser esse que me serve. Vou ver no Google.
Já agora peço-te um conselho, isto é, uma informação.
Dado que tenho uma antena Televés Dat 45 com MRD, podes indicar-me uma antena de alto ganho ? Como se calcula o ganho ? Qual a unidade em que se mede o ganho ?
Obrigado.
Um abraço.

jmasg

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Caro amigo.

Acho que és capaz de ter razão, aliás, tens razão. Falei em Marofa porque era donde recebia a TV analógica, desde os tempos em que a espanhola analógica era também aqui captada.
Até desconhecia o emissor de Lousa, mas admito agora que deve realmente ser esse que me serve. Vou ver no Google.
Já agora peço-te um conselho, isto é, uma informação.
Dado que tenho uma antena Televés Dat 45 com MRD, podes indicar-me uma antena de alto ganho ? Como se calcula o ganho ? Qual a unidade em que se mede o ganho ?
Obrigado.
Um abraço.

jmasg

A Televés Dat 45 com MRD é já uma boa antena, mas para sinais débeis precisa de alimentação 12-24V para que o MRD se comporte como amplificador redutor de ruído. Caso não receba alimentação, o MRD comporta-se como um simples adaptador de impedância.
Mas estou a ver um problema se esta antena for usada com o MRD activo. Se a antena orientada para Espanha captar um sinal forte de um emissor português, o MRD vai atenuar o ganho prejudicando a recepção dos espanhois.
Corrijam-me os colegas mais entendidos no assunto se eu estiver errado pois não conheço muito bem esta antena.
O ganho de uma antena é um dado do fabricante e mede-se em dBi.

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
1
Aljofe

Realmente verificando a direcção entre Alijó e Salamanca, vê-se que o emissor de Lousa fica mesmo no meio, pelo que, como será mais forte devido á menor distância, logicamente " abafará " os canais espanhois, " deixando " só passar os mais potente espanhois, ou seja, os Muxs 57 e 65.
Todos os outros, porque serão " mais fracos " devido á interposição de Lousa, não chegam cá, certo ?
Pois bem, como o MRD recebe alimentação de 12 ou 24V , não me recordo porque está no sotão, não haverá nada mais a fazer, pelo que me contento com os 6 espanhois que tenho.
Obrigado no entanto por todos os esclarecimentos que de ti recebi.
Um abraço.

jmasg