Portal Chamar Táxi

Sismo de magnitude 5,5 no sul da Califórnia

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Sismo de magnitude 5,5 no sul da Califórnia

Los Angeles, Califórnia, 06 Dez (Lusa) - Um sismo com magnitude de 5,5 abalou sexta-feira à noite o Sul da Califórnia, sem provocar vitimas ou danos materiais consideráveis, anunciou o instituto de geofísica norte-americano (USGS).

De acordo com elementos do USGS, o epicentro do sismo deu-se numa zona pouco povoada, em pleno deserto do Mojave, 188 quilómetros a nordeste do centro da cidade de Los Angeles e 57 quilómetros a este da aglomeração de Barstow.

De acordo com a mesma fonte, o epicentro localizou-se a cinco quilómetros de profundidade.

O abalo, ocorrido às 20:18 de sábado (04:18 de hoje em Lisboa), foi sentido numa grande parte da região, onde vivem 22 milhões de habitantes, e até Las Vegas, 200 quilómetros a nordeste, de acordo com o site de Internet do instituto.

Este sismo foi mais forte do que o de 29 de Julho passado, que causou enormes receios aos habitantes de Los Angeles, a segunda maior cidade dos Estados Unidos.

Com uma magnitude de 5,4, esse sismo levou centenas de pessoas para as ruas, mas não provocou feridos graves nem estragos significativos.

Para medir a potência de um sismo, o USGS utiliza "a magnitude de momento" (Mw), que está directamente ligada aos parâmetros do sismo (superfície e quantidade de deslize sobre a falha).

Nesta escala aberta, um sismo que atinja uma magnitude de pelo menos 6 é considerado como forte.

Com um conjunto de falhas entre as mais activas do Mundo, a Califórnia vive na obsessão "do Big One", um sismo devastador sobre a falha mais importante, a de San Andreas, cujos cientistas consideram que tem 70 por cento de hipóteses de acontecer nos 30 próximos anos.

Um abalo do tipo "Big One", com uma magnitude de 7,8, poderia provocar 1.800 mortos, 50.000 feridos e 200.000 milhões de dólares de estragos, de acordo com um cenário elaborado por 300 peritos e publicado em Maio passado.

A repetição "de um Big One" no Sul da Califórnia acontece a cada 150 anos e o último produziu-se em 1857.

Em Janeiro de 1994, um tremor de terra com uma magnitude de 6,7 à Northridge, 40 quilómetros o noroeste de Los Angeles, causou a morte de 60 pessoas e provocou 10.000 feridos.

O sismo de sexta-feira aconteceu quatro semanas depois da Califórnia ter organizado o maior simulacro de tremor de terra da história dos Estados Unidos, no qual participaram cerca de 5 milhões de pessoas.


LMP
Lusa/Fim
 
Topo