• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sismo na Turquia: “Há tantos mortos”

R

RoterTeufel

Visitante
Pedida ajuda e apoio médico
Sismo na Turquia: “Há tantos mortos”

Um forte terramoto de magnitude 7.3, segundo o instituto norte-americano de geofísica USGS, aconteceu este domingo às 13h41 hora local (11h41 horas em Lisboa), no leste da Turquia, provocando danos materiais e vítimas, segundo informações dos meios de comunicação locais. Dados recentes da Reuters apontam para entre 500 a mil mortos.

Várias casas caíram na sequência do tremor de terra, na província de Van, próxima à fronteira iraniana e, segundo a agência de notícias Anatólia, várias réplicas estão a acontecer na região.

O instituto de sismologia de Kandilli, em Istambul, o tremor teve uma magnitude de 6,6.

"Há tantos mortos. Vários edifícios desabaram, há muita destruição", disse Zulfikar Arapoglu, o autarca da cidade de Ercis à televisão NTV.

"Precisamos de ajuda urgente, precisamos de médicos", acrescentou.

A agência de notícias estatal Anatólia disse que grupos de resgate tentavam alcançar pessoas que acreditavam estar presas sob os escombros de um edifício de sete andares, em Van.

"Certos prédios ficaram danificados, mas nós não temos ainda informações sobre vítimas. O tremor causou um grande pânico", disse o autarca da cidade de Van, Bekir Kaya, para a rede de televisão NTV.

O responsável sublinhou que a rede telefónica da cidade, que tem 380 mil habitantes, sofreu grandes danos.

O tremor de terra, sentido nas províncias vizinhas, provocou grande pânico na população. As primeiras imagens difundidas mostram os habitantes em fuga de suas casas.

Um sismo desta magnitude é susceptível de provocar substanciais danos à Turquia, já que muitas casas foram construídas sem as normas estabelecidas, advertiram sismólogos nas redes de televisão.

A Turquia, que é atravessada por diversas falhas, nomeadamente no leste e noroeste, sofre constantemente com tremores de terra.

Dois fortes sismos em regiões muito populosas e industrializadas no noroeste da Turquia causaram 20 mil mortos, em Agosto e Novembro de 1999.

Em 1970, um terramoto deixou mil mortos na província de Kütahya (noroeste).


Vídeo Sapo


C.da Manha
 
Topo