Portal Chamar Táxi

Sistema de Teleassistência da Fundação PT chega a 700 dos 900 idosos em situação de isolamento na Ilha da Madeira

romika

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 11, 2009
Mensagens
595
Gostos Recebidos
0
Teleassistncia_FundaoPT.PNG

A Fundação Portugal Telecom (Fundação PT) celebrou hoje um protocolo com a associação ADENORMA - Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Ilha da Madeira, visando a atribuição de mais 50 equipamentos de Teleassistência, totalmente gratuitos, que vêm assim reforçar os restantes equipamentos anteriormente instalados na Ilha. O sistema de Teleassistência disponibilizado pela Fundação PT é um serviço direcionado para a população de idade superior a 65 anos e em situação de isolamento ou risco.

Este protocolo visa contribuir para que cada vez mais cidadãos identificados pela ADENORMA possam sentir-se mais seguros e acompanhados no seu dia-a-dia. A associação contabilizou aproximadamente 900 cidadãos em situação de isolamento ou risco na Ilha, e com o protocolo assinado hoje, o sistema de Teleassistência da Fundação PT passará a abranger 700 idosos.

A Teleassistência da Fundação PT baseia-se num telefone com visor e teclado de grandes dimensões e um pendente sem fios, ambos com teclas SOS e com alcance até 30 metros, permitindo a comunicação mãos livres. Em caso de emergência, os beneficiários têm apenas de ativar o equipamento telefónico que possui as seguintes valências:

- contacto imediato, 24 horas por dia e 365 dias por ano com uma instituição local (bombeiros, proteção civil, casas do povo);
- ativação do meio de socorro mais adequado – contacto com familiares, vizinhos ou, em casos de maior gravidade, com o INEM;
- assistência médica de urgência e aconselhamento médico telefónico.

A Fundação Portugal Telecom, em parceria com a ADENORMA, adaptou o seu serviço de Teleassistência à realidade local, de forma a possibilitar um maior entrosamento e facilidade de comunicação entre os utentes e os serviços de socorro ou de apoio. Assim, as ligações imediatas às instituições locais, em caso de alarme, têm vindo a provar ser mais eficazes do que o encaminhamento dos pedidos de auxílio para um call center nacional, como está em vigor na versão de Teleassistência disponível em Portugal Continental. Para tal, é de realçar o trabalho que a ADENORMA tem feito com todas as entidades locais, de forma a assegurar a sua participação neste projeto.

O serviço da Teleassistência da Fundação PT permite aos utilizadores o acesso a um conjunto alargado de vantagens e benefícios:

Vantagens do serviço:

- Assistência 24 sobre 24 horas, 365 dias por ano;
- Maior autonomia e tranquilidade de pessoas dependentes;
- Promoção da independência e da confiança do idoso;
- Acompanhamento e apoio permanente a cidadãos em situação de isolamento;
- Redução das consequências resultantes de acidentes no domicílio;
- Melhoria da qualidade de vida;
- Segurança e tranquilidade para os utilizadores e para os seus familiares.

Com o objetivo de reiterar a sua estratégia de responsabilidade social, a Fundação PT volta a reforçar a sua aposta na tecnologia como instrumento de integração e de apoio aos cidadãos em situação de risco, possibilitando o aumento da sua qualidade de vida e o combate à desintegração social.

Fonte
 
Topo