• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sistema electrónico dos Censos congestionado

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347


A linha de apoio do Instituto Nacional de Estatística aos censos 2011 registou 60.000 chamadas até sexta-feira, pelo que foi alargada ao fim-de-semana, registando oito mil chamadas naqueles dois dias, disse hoje à agência Lusa fonte do INE.

«Estamos a atender com uma equipa vasta, mas a adesão das pessoas foi impressionante», afirmou a mesma fonte, lembrando que hoje é apenas o dia que marca o momento censitário e o início do período de respostas pela Internet.

As respostas aos questionários podem ser enviadas pela Internet até 10 de Abril e em papel até 24 Abril.

Além de colocarem dúvidas sobre a informação que devem prestar, seja porque estão a residir numa casa diferente da habitual ou outro motivo, os portugueses começaram há dias a ligar «em massa» a dizer que querem responder pela Internet.

«As pessoas começaram logo a ligar. Hoje é só o primeiro dia, mas há três semanas para responder pela Internet», acrescentou a mesma fonte quando questionada sobre o congestionamento da linha e dificuldades em aceder à aplicação de resposta eletrónica.

A adesão é descrita pelo INE como «incrível» e levou ao alargamento da linha ao fim-de-semana, quando inicialmente funcionaria apenas durante a semana, entre as 08:00 e as 22:00, horário que se mantém.

A grande maioria das informações que estão ser colocadas por telefone podem ser esclarecidas no portal dos Censos 2011, criado no sítio de Internet do INE, indicou a fonte, embora reconhecendo que o excesso de utilizadores torna o serviço mais lento em determinadas alturas.

«Temos informações que hoje está um pouco mais lento, mas é o pior dia, porque é o momento censitário. As pessoas querem responder hoje, mas não tem de ser hoje. A resposta tem é de ter por referência a situação no dia 21 de Março», explicou.

A linha 800 22 2011 está a ser assegurada por cerca de 40 elementos. O INE frisa que há ainda um prazo alargado para responder ao inquérito que visa fazer um recenseamento geral da população e da habitação.

Segundo o instituto, a adesão aos censos superou «todas as expetativas».

Lusa/SOL
 
Topo