- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,953
- Gostos Recebidos
- 1,161
"O número de mortos no incidente ascende até ao momento a 42, enquanto o de feridos é de 52. Algumas pessoas que tinham ficado feridas morreram, daí o aumento", declarou à EFE por telefone Ibrahim Hussaini, diretor de informação da Agência Estatal de Gestão de Emergências de Níger (NSEMA, na sigla em inglês).
Hussaini detalhou que o Governo organizou o enterro numa vala comum das vítimas mortais do sinistro, ocorrido na passada terça-feira por volta das 15h45 locais (mesma hora em Lisboa) na estrada Bida--Badegi--Agaie.
O porta-voz forneceu estes dados depois de a Agência Nacional para a Gestão de Emergências do país (NEMA, na sigla em inglês) ter estimado, na quarta-feira, 39 mortos e mais de 60 feridos que sofreram "queimaduras graves, entre eles homens, mulheres e crianças".
"As vítimas encontravam-se entre as pessoas que tentavam recolher combustível de um camião cisterna virado quando ocorreu a explosão", afirmou a NEMA através da rede social X.
Equipa da NEMA e da NSEMA, em colaboração com a polícia, outras agências e voluntários da comunidade, transportaram os feridos para centros médicos próximos, para receberem tratamento de urgência.
O camião capotou após um acidente isolado na referida autoestrada e explodiu quando os residentes locais recolhiam combustível do local do sinistro, explicou, no final da tarde de terça-feira, o porta-voz da Polícia estadual, Wasiu Abiodun.
Agentes da polícia foram destacados para a zona para realizar operações de resgate e foi aberta uma investigação para identificar o condutor e o proprietário do camião.
Este tipo de tragédias envolvendo camiões cisterna que transportam combustível ocorre com relativa frequência na Nigéria, uma das potências petrolíferas de África.
Geralmente acontecem devido ao mau estado das estradas, à gestão deficiente do tráfego e à falta de cumprimento das normas de segurança por parte dos condutores de camiões, bem como ao comportamento imprudente dos cidadãos.
Em janeiro, pelo menos 98 pessoas morreram devido à explosão de um camião cisterna que transportava gasolina, também no estado do Níger.
IN:NM
