kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

À esquerda, a imagem da cratera, próxima do polo Norte de Mercúrio, onde é visível o gelo. Na imagem da direita, a mesma foto com os níveis ajustados de forma a ver-se o fundo da cratera
A ideia que temos de Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, é que se trata de uma rocha infernal com temperaturas elevadíssimas. Por isso, pode parecer estranho encontrar-se ali água em estado sólido, ou seja, gelo. Mas foi exatamente isso que a sonda Messenger, da Nasa, fotografou.
Mercúrio, o mais pequeno planeta do Sistema Solar (desde a "despromoção" de Plutão), tem a maior variação de temperatura de todos os corpos em órbita do Sol: entre os 427º C e os -173º C.
Em parte isto explica-se pelo facto de o planeta não ter atmosfera - não existe mecanismo natural de distribuição de temperatura ao longo da superfície.
A possibilidade de existir gelo nos pólos de Mercúrio tinha sido teorizada há várias décadas e já há cerca de 20 anos um radiotelescópio na Terra tinha detetado indícios da sua existência.
Em 2012, quando a Messenger estava já na órbita do planeta, chegaram dados que sustentavam a hipótese. Agora, dois anos depois, chegam as fotos de uma cratera com 113 quilómetros de largura próxima do pólo Norte que o comprova.
dn