Portal Chamar Táxi

Sonda indiana 'low cost' na órbita de Marte

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng3583242.JPG


Fotografia © Reuters
A sonda indiana Mangalyaan entrou na órbita de Marte à primeira tentativa. Custou menos que o filme Gravity e foi construída em tempo recorde. Os indianos rejubilam.
"A Índia chegou com sucesso a Marte. Parabéns a todos, a todo o país (...). Hoje foi feita história", disse o primeiro-ministro, Narendra Modi, a partir da missão de controlo da organização indiana de pesquisa espacial, no sul da Índia.



A agência espacial confirmou o êxito da sua primeira sonda marciana, que partiu da Terra a 05 de novembro, e que percorreu 670 quilómetros em 300 dias.
A sonda foi construída em tempo recorde e com um orçamento reduzido, 74 milhões de dólares (57 milhões de euros). A sonda MAVEN, da Nasa, que chegou ao Planeta Vermelho na segunda-feira custou 500 milhões de euros.
"Conseguimos à primeira tentativa. A ISRO [agência espacial indiana] concebeu a sonda num tempo recorde de três anos, cada indiano está orgulhoso de vós", disse o primeiro ministro perante os membros da agência espacial, citado pela France Presse.
O dirigente indiano sublinhou que o orçamento destinado a esta missão é inferior ao custo do filme de ficção científica Gravity, que terá rondado os 100 milhões de dólares (77 milhões de euros).


dn
 
Topo