- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 9,470
- Gostos Recebidos
- 1
Espaço: Sonda "Phoenix" aterra no pólo norte de Marte a 25 de Maio - NASA
Washington, 14 Mai (Lusa) - A sonda Phoenix vai aterrar no pólo norte de Marte, a 25 de Maio, para recolher amostras de gelo e determinar a existência de material orgânico, confirmou hoje a NASA em conferência de imprensa.
Antes do contacto com a superfície de Marte, a nave reduz a velocidade de 21 mil quilómetros por hora para oito quilómetros por hora.
O êxito desta manobra só pode ser confirmado 00:53 horas de dia 26 de Maio, indicou a NASA em comunicado.
"Não é uma visita a casa da avó", sublinhou o director de missões científicas da NASA, Ed Weiler, referindo-se às dificuldades que a nave pode ter ao entrar em contacto com a atmosfera marciana.
"Instalar uma nave na superfície marciana é um assunto difícil e arriscado. Sabemos que menos da metade das missões a Marte tiveram êxito", acrescentou o mesmo responsável, lembrando os casos de outras sondas da NASA que se perderam quando tentavam aterrar na década passada.
As rochas são o principal perigo para a sonda, podendo atrapalhar a aterragem ou impedir a abertura dos painéis solares, que fornecem a energia para o funcionamento da sonda.
Segundo dados já recolhidos por outra sonda, nesta zona de Marte as rochas são pequenas e a NASA confia que não vão prejudicar a chegada da Phoenix.
A missão pretende retirar amostras de água congelada debaixo da superfície, para determinar se a vida humana poderia subsistir em Marte, supervisionar o clima polar e a mudança das estações.
ARR
Lusa/Fim