Causa
Este comportamento pode ocorrer se o computador tiver uma versão modificada do ficheiro Ntoskrnl.exe que utilize o parâmetro /KERNEL do ficheiro Boot.ini. Esta condição pode existir por o computador ter um programa de outro fabricante instalado que personalize os gráficos apresentados quando o computador é iniciado. Os programas de outros fabricantes que podem causar esta condição incluem os seguintes: • BootXP
• LogonUI Boot Randomizer
Resolução
Para resolver este problema, siga estes passos: 1. Clique em OK para fechar a mensagem de erro.
2. Clique em Iniciar, clique em Executar e escreva appwiz.cpl na caixa Abrir.
3. Clique no programa que personaliza os gráficos de arranque e clique em Remover.
4. Reinicie o computador e tente instalar novamente o Service Pack. Se o problema persistir, avance para o passo 5.
5. No ambiente de trabalho, clique com o botão direito do rato em O meu computador e clique em Propriedades.
6. Clique no separador Avançadas e, em Arranque e recuperação, clique em Definições
7. Em Arranque do sistema, clique em Editar.
O ficheiro Boot.ini é aberto no Bloco de notas.
8. Localize e elimine o parâmetro /KERNEL=.
9. Guarde e feche o ficheiro Boot.ini.
10. Reinicie o computador.
11. Tente instalar o Service Pack do Windows XP.
Nota: depois de concluir os passos para resolver o problema, o Service Pack deverá ser correctamente instalado. Contudo, se o computador tiver um ficheiro Ntoskrnl.exe modificado em execução, poderá receber uma mensagem quando tentar instalar o Service Pack que indica que o programa de configuração do Service Pack irá substituir o ficheiro Ntoskrnl.exe modificado por uma versão actualizada.