Portal Chamar Táxi

Suécia pronta para usar força contra submarino suspeito

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Suécia advertiu esta terça-feira que poderá usar a força para obrigar a vir à superfície um suspeito mini-submarino russo que a marinha sueca persegue há vários dias.

ng3644403.JPG

Contratorpedeiros, helicópteros e mais de 200 militares bateram uma área entre 30 e 60 quilómetros a partir da capital sueca desde sexta-feira, após relatos de um "objeto feito pelo homem" na água.

O chefe militar sueco, general Sverker Goeranson, disse existir "provável atividade submarina" na costa ao largo de Estocolmo e estar preparado para utilizar a "força armada" para trazer à superfície a misteriosa embarcação.
A Suécia divulgou no domingo uma fotografia desfocada daquilo que poderá ser um mini-submarino.
"O mais importante desta operação - independentemente de descobrirmos alguma coisa - é enviar um claro sinal de que a Suécia e as suas Forças Armadas estão a atuar e estão preparadas para agir quando pensamos que este tipo de atividade está a violar as nossas fronteiras", frisou o general.
"O nosso objetivo, agora, é obrigar o que quer que aquilo seja a vir à superfície... com força armada, se necessário", acrescentou.
Apesar de grande especulação de que a "atividade" é um submarino russo - entre relatos não-confirmados de transmissões intercetadas para o enclave russo de Kaliningrado, do outro lado do mar Báltico, e da presença de um petroleiro russo quase parado em águas suecas desde o início da operação - as autoridades suecas não fizeram qualquer referência à Rússia nas suas declarações públicas.

jn
 
Topo