kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

Com as despesas militares a aumentar na Suécia, num clima de tensão crescente com a Rússia, uma organização pacifista decidiu experimentar um método de diálogo mais criativo. Veja o vídeo.
[video=vimeo;126906725]https://vimeo.com/126906725[/video]
Foi no Mar Báltico, perto da costa da Suécia, que a Sociedade Sueca de Paz e Arbitragem (SPAS) decidiu lançar o seu projeto The Singing Sailor (o marinheiro que canta). É um sinal de néon rosa e branco que mostra um homem em cuecas, equipado com uma tecnologia sonar que transmite em código Morse: "Por aqui se fores gay". E é tudo pela paz entre as nações.
A SPAS, organização associada por três vezes ao Nobel da Paz, foi motivada a agir pelo aumento de gastos militares na Suécia, que decidiu mobilizar mais de mil milhões de euros para a defesa, o que se deve pelo menos em parte às tensões crescentes com a Rússia, cujo submarino foi alegadamente avistado em outubro do ano passado em águas suecas. "Se as ações militares e as armas funcionassem como métodos de resolução de conflitos, já havia paz no mundo há muito tempo", disse a presidente da SPAS, Anna Ek, num comunicado da sociedade.
Como alternativa, a SPAS instalou o Singing Sailor debaixo do Mar Báltico ao largo da costa sueca, no mesmo lugar onde aconteceu o avistamento do alegado submarino russo. Trata-se de uma caixa com uma imagem em néon e que emite um sinal em sonar. O sonar, em código Morse, transmite a mensagem: "Por aqui se fores gay" (em inglês, This way if you are gay). A imagem é a de um marinheiro em cuecas brancas por cima de um texto em que se lê: "Bem-vindo à Suécia - Gay desde 1944", ano em que a Suécia legalizou a homossexualidade.
A Rússia, país ao qual a iniciativa se parece dirigir, aprovou em 2013 uma rígida lei contra a "propaganda homossexual", ou seja, a divulgação de qualquer informação sobre "relações sexuais não tradicionais". O país tem sido criticado pela sua posição relativamente à homossexualidade, incluindo nos Jogos Olímpicos de Inverno que tiveram lugar em Sochi.
O alvo, no entanto, é outro. "O objetivo da Operação The Singing Sailor é apelar ao governo sueco que pense de novas formas em vez de voltar a recorrer à defesa territorial e rearmamento", explica a organização no comunicado que acompanha o projeto. A SPAS instou o governo sueco a usar os mil milhões de euros que anunciou gastar em defesa para, em vez disso, "fomentar a cooperação pacífica e o desenvolvimento internacional".
dn