Fonsec@
In Memoriam
- Entrou
- Set 22, 2006
- Mensagens
- 29,306
- Gostos Recebidos
- 5

Os EUA voltaram a liderar a lista dos supercomputadores mais rápidos do mundo depois de dois anos de liderança asiática A proeza foi alcançada pelo Sequoia, um supercomputador da IBM instalado no Laboratório Nacional Lawrence Livermore do Departamento de Energia dos EUA e que será utilizado para simulações relacionadas com armas nucleares, evitando assim a realização de testes destas armas em ambiente real.
De acordo com a BBC, este supercomputador consegue efectuar numa hora o equivalente ao trabalho de 6.7 mil milhões de pessoas com máquinas de calcular durante 320 anos.
Esta potência de cálculo resulta da conjunção de mais de 1.5 milhões de processadores.
O Sequoia, que permitiu aos EUA recuperar a liderença no ranking dos supercomputadores mais rápidos do mundo dois anos depois de terem sido destronados pela China, em Novembro de 2009, tornou-se o sucessor do K Computer, um supercomputador japonês da Fujitsu, que chegou ao topo do ranking na última edição da iniciativa e é agora o segundo mais rápido de acordo com a lista do projecto Top 500.
O top 10 dos supercomputadores mais poderosos conta ainda com mais duas máquinas dos EUA.
Alemanha e China, com dois supercomputadores cada, também estão representados nas posições cimeiras do ranking, onde surgem ainda o Japão, França e Itália, cada um com um supercomputador.
SOL