• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Túmulo de Saddam Hussein destruído

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Uma reportagem da Associated Press divulgada no domingo revela o que resta do mausoléu construído para albergar o corpo de Saddam Hussein, o antigo ditador iraquiano, enforcado em 2006.

8540470


Em 2007, o corpo foi trasladado para Tikrit, a sua terra natal, uma das maiores cidades iraquianas e que passou os últimos meses nas mãos do Estado Islâmico, com o objetivo de conquistar o poder de criar um califado do Iraque e da Síria.

Ora, uma investida das forças iraquianas em conjunto com os rebeldes xiitas tem ganho terreno aos jihadistas nas últimas semanas, fazendo com que estes recuem e permitindo a entrada dos militares iraquianos em Tikrit.

O corpo de Saddam terá há muito sido retirado do mausoléu e colocado num sítio seguro, de acordo com a BBC e, por isso, foram agora divulgadas as imagens de uma equipa de reportagem que acompanha as forças governamentais.

CALafQZWoAAI3-C.jpg:large

Mas, a BBC também reporta a dúvida do momento em que o mausoléu terá sido destruído – há informação contraditória que dá conta de que a destruição foi em agosto – e quem é o responsável por essa destruição.
O Estado Islâmico? Os xiitas? As forças iraquianas dizem que os jihadistas armadilharam o túmulo com explosivos em redor, mas os sunitas desconfiam que a fação xiita pode ter responsabilidade no assunto, aproveitando para imputar as culpas ao Estado Islâmico.

Mesmo nas áreas libertas do Estado Islâmico, as comunidades sunitas têm receio do regresso.

Um país a ferro e fogo onde ninguém confia em ninguém.
550




tvi24
 
Topo