Portal Chamar Táxi

Tanzânia: descoberta nova espécie de serpente

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Gostos Recebidos
6
serpentetanzania.jpg

Foto © Tim Davenport/WCS

A Sociedade para a Conservação da Vida Selvagem e o Museu da Ciência de Trento (Itália) anunciaram a descoberta de uma nova espécie de serpente venenosa na zona montanhosa da Tanzânia. A descoberta foi divulgada num artigo publicado em Dezembro na revista Zootaxa.

Segundo informação do artigo, trata-se de uma serpente preta e amarela com cerca de 60 centímetros de comprimento e que possui uma espécie de crista sobre os olhos.

Estudos genéticos dizem que esta espécie agora designada de 'Atheris matildae' se separou evolutivamente da sua parente mais próxima, a Atheris ceratophora, há 2.2 milhões de anos. Estas duas serpentes apresentam várias diferenças no tamanho e nas proporções do corpo.

Os autores do estudo - entre os quais se inclui Michele Menegon, do Museu de Ciência de Trento, Tim Davenport da Sociedade para a Conservação da Vida Selvagem, e Kim Howel da Universidade de Dar es Salaam - tentam manter em segredo sobre o local onde foi encontrada a nova espécie, já que a serpente poderá atrair o interesse dos colecionadores ilegais.

Calcula-se que o 'habitat' do réptil está restrito a apenas um fragmento da floresta. Apesar de só agora ter sido descoberta, devido à indústria de madeira e de carvão vegetal da zona, a espécie já é considerada ameaçada e está a ser alvo de uma campanha de conservação que inclui um programa de reprodução.

A flora da região sudoeste da Tanzânia tem sido recentemente alvo de estudos em busca de novas espécies. O trabalho realizado pela Sociedade de Conservação da Vida Selvagem registou, em 2009, a descoberta do camaleão Kinyongia vanheygeni e, em 2006, do macaco Rungwecebus kipunji.

Clique AQUI para aceder ao artigo da Zootaxa e AQUI para aceder ao site da campanha de proteção da espécie com fotos da serpente.
BNoticias

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Simplesmente maravilhosa, adoro ver serpentes e repteis, mas não consigo tocar-lhes nem com um dedo, no entanto tenho uma tartaruga que adoro, com 3 anos e ocupa praticamente toda a minha mão.

É um macho, conhece-me muito bem, não se esconde de mim e chega a comer dos meus dedos, está agora hibernado com o frio, tadito.

Bjs

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
0
Tina sâo iguais a estas ninjas ?? Lhehehe lá tens de comprar uma termoteb ou um casaco de lâ grossa pra o machinho que tens hehehehehehehehe,bem grandinha uma delas .uma já dei, mordia á brava ,esta maiorzita ,foi um caso um pouco caricato como veio parar á minha mão
img1390kk4.jpg

Ía para comprar uns canários e vi esta grande num aquario que nem cabia lá ,estava de lado a tentar virar-se ,muito estreito o aquário,depois de discutir com homem da loja e pergntar-lhe se aquilo éra maneiras de ter o bicho para venda ,naquele estado ,meteu-me muita pena e trouxe ela para casa ,já não comprei os canários ,ainda cá está e já maiorzita ,se lhe desse carne ,ui ui ,já estava bem maior .muito meiga ,mas de vez em quando zanga-se ,principamente quando come ,vê-la zangada é muita giro heheheheheh
Quanto á serpente ainda deve haver uma porrada delas por descobrir naqueles sítios mais inóspitos ,mas bela enguia gigante heheheheh
Se os chinocas sabem disto ,vai um palmo da cabeça e outro do rabo fôra e unga ! Frigideira com elas heheh Fonseca é melhor ir ao Porto Alto ou a Almeirim comer enguias ou umas irosesinhas heheheheheheheheheheheh Bem regadas claro !!!heheheheh

Última edição: