Portal Chamar Táxi

TC abre buraco de 570 milhões de euros

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,097
Gostos Recebidos
503
377046.jpg


TC abre buraco de 570 milhões de euros

O chumbo do Tribunal Constitucional (TC) vale 570 milhões de euros. Só os salários da Função Pública correspondem a 375 milhões de euros que o Governo terá de repor no Orçamento do Estado para cumprir os objectivos para o défice.
O chumbo de três das quatro normas que o TC tinha em mãos para avaliar faz com que o Governo tenha de encontrar medidas para compensar um buraco de 570 milhões de euros no Orçamento do Estado (OE) para 2014.
O rombo é, ainda assim, menor do que o Governo chegou a temer, uma vez que os conselheiros do Palácio Ratton não exigem a reposição dos salários cortados à Função Pública desde a entrada em vigor do OE 2014.
Caso este chumbo tivesse efeitos retroactivos, o buraco relativo à reposição dos salários seria de 643 milhões de euros.
O chumbo da norma que prevê um corte nas pensões de sobrevivência vale 100 milhões de euros. A reposição dos cortes nos subsídios de desemprego e doença equivale a 95 milhões de euros.
Para compensar este buraco e cumprir os objectivos do défice, o Governo tem estado a ponderar um aumento da taxa máxima do IVA.
Depois do aumento previsto no DEO (Documento de Estratégia Orçamental) para os 23,25%, o Executivo pondera subir o IVA até aos 25%.
Graças ao facto de o TC não ter imposto uma reposição dos vencimentos da Função Pública com efeitos retroactivos, a subida poderá, contudo, não ter de chegar a este valor.
Segundo as contas do Governo, cada ponto percentual de aumento do IVA corresponderá a um aumento da receita equivalente a cerca de 800 milhões de euros.

Fonte: Jornal SOL
 
Topo