• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tecnicas de Fotografia / Obturador E Velocidade

ferny

GF Prata
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
445
Gostos Recebidos
0
...::: OBTURADOR E VELOCIDADE :::..
:: O Obturador
O obturador é a estrutura responsável pelo controle do tempo em que a luz irá incidir sobre a película fotográfica, ou sobre o CCD, nas maquinas fotograficas digitais. Enquanto o obturador está fechado, a luz não incide sobre o filme. Quando se abre, a luz impressiona o filme e produz a imagem. Quanto mais tempo o obturador estiver aberto, mais luz incide sobre a película, e vice-versa.

O obturador situa-se na parte de trás do corpo da maquina. Nas maquinas fotograficas mais antigas, é formado por duas cortinas de tecido especial, negro e opaco situadas à frente da filme fotográfico

Nas mais modernas o obturador é um conjunto de lâminas metálicas que correm de cima para baixo, impressionando o filme no sentido vertical. Estes obturadores são mais rápidos e permitem uma velocidade de flash maior.
:: Velocidade
A velocidade nada mais é do que o tempo em que o obturador fica aberto. Ela é medida em fracções de segundo e obedece a uma sequência determinada, comum a todas as maquinas fotográficas. No controle de velocidade da maquina você encontra de maneira geral, os seguintes valores:

1 | 2 | 4 | 8 |15|30|60|125|250|500|1000|2000|4000

Estes números indicam a fracção de segundo em que o obturador fica aberto.

Por exemplo: a velocidade 125 indica que o tempo de exposição será de 1/125 do segundo. A velocidade 2 indica que o tempo de exposição será de meio segundo, e assim por diante.

Existe uma relação fixa entre os valores acima. A velocidade de 1/250 equivale à metade do tempo de exposição da velocidade 1/125, e o dobro do tempo da velocidade 1/500.

A velocidade deve ser regulada de acordo com a disponibilidade de luz no ambiente e com o tipo de assunto que se está fotografando. A regulagem da quantidade de luz está associada à abertura do diafragma da lente e à sensibilidade do filme, e será discutida mais tarde.

Quando se trabalha com a maquina na mão, deve-se escolher uma velocidade suficientemente rápida para que a imagem produzida não fique tremida. Para começar, ajuste a velocidade em 125, que é o suficiente para conseguir fotos com definição e nitidez.

Velocidades altas ou rápidas (1/250s a 1/8000s)
Usamos velocidades altas para fotografar objectos ou pessoas em movimento, como por exemplo pessoas correndo, jogos de futebol ou outros desportos rápidos rápidos, carros em movimento, etc.

Nestes casos a imagem é congelada na pequena fracção de segundo em que o obturador está aberto.
:: Velocidades lentas ou baixas (1s a 1/60s)
Usamos velocidade baixas quando necessitamos fazer uma exposição mais longa, em função de pouca luminosidade, por exemplo.

Com velocidades baixas o obturador fica aberto por um espaço de tempo longo, o que permite captar os movimentos realizados pelo objecto fotografado, criando imagens fora do convencional.

obturador.jpg
 
Última edição:
Topo