• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tempestade Fay

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Tempestade Fay atingiu a costa de Cuba

A tempestade tropical Fay, que matou pelo menos 57 pessoas em outros países das Caraíbas ao longo do fim-de-semana, atingiu a costa sudoeste de Cuba, esta segunda-feira, num trajecto que visa a Flórida, nos Estados Unidos, como um provável furacão.

A tempestade atingiu Cuba com ventos a 80 quilómetros por hora e segue para norte.

O Centro Nacional de Furacões em Miami informou que Fay estava a mover-se a quase 19 quilómetros por hora e era esperado chegar ao Estreito da Flórida à tarde e a Florida Keys durante a noite. Nessa altura, estará a aproximar-se da força de um furacão, significando, no mínimo, ventos a 118 quilómetos por hora.

Cuba ordenou a evacuação das partes baixas de Havana, temendo que as fortes chuvas possam inundar a capital, causando o colapso de edifícios degradados.

Em Florida Keys, os turistas fogem da tempestade Fay, a sexta tempestade da temporada de ciclones no Atlântico.

No Haiti, cerca de 50 pessoas morreram quando um autocarro tentou atravessar um rio, cujo caudal aumentou com as fortes chuvas. Outras cinco pessoas morreram no Haiti e na República Dominicana devido a acidentes relacionados com as inundações.

Jamaica avançou que um casal de meia-idade morreu na capital, Kingston, quando o carro foi apanhado numa via inundada.

Na Flórida, 500 agentes da Guarda Nacional foram destacados e algumas escolas que estavam previstas abrir esta segunda-feira permanecem encerradas.


JN
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Fay: Mais de mil portugueses de férias em Cuba

Fay: Mais de mil portugueses de férias em Cuba
18 de Agosto de 2008, 14:10

Lisboa, 18 Ago (Lusa) - A tempestade tropical Fay, que este fim-de-semana matou 57 pessoas em vários países das Caraíbas, chegou hoje à costa sudoeste de Cuba, onde cerca de mil portugueses estão de férias, segundo as contas das agências de viagens nacionais.

"Estão em Cuba pouco mais de mil portugueses, mas não há registo de qualquer problema neste momento por causa da tempestade, até porque nesta altura do ano estes fenómenos são esperados", contou à agência Lusa Paulo Brehm, da Associação Portuguesa das Agências de Viagens (APAV).

A "única" consequência da tempestade "até ao momento", adiantou, foi o cancelamento de algumas actividades que tinham sido programadas pelos operadores.

Fonte do gabinete da secretaria de Estados das Comunidades disse à Lusa que o governo português accionou a embaixada portuguesa em Cuba, "para que ficasse atenta a qualquer situação e pudesse apoiar os portugueses em caso de necessidade".

"Os familiares de portugueses que estejam de férias em Cuba e tenham perdido o contacto com esses familiares ou estejam preocupados podem ligar para o gabinete de emergência consular (707202000) e os portugueses que estão em Cuba e que precisem de ajuda podem também contactar a embaixada [005372040149]", adiantou aquela fonte.

A tempestade tropical Fay chegou esta manhã à costa Sul de Cuba, com ventos a atingir os 80 quilómetros por hora e chuvas fortes, mas poupou Havana ao dirigir-se para a Baía dos Porcos em Cuba. Segue agora na direcção da Florida, nos Estados Unidos, onde se prevê que chegue ainda hoje.

Em oito das 15 províncias cubanas foi decretado o estado de alerta para furacões, segundo o serviço de protecção civil cubano.

Em Cuba os ventos devem atingir entre 70 e 100 quilómetros por hora e, por precaução, mais de 15 mil habitantes das províncias orientais e centrais estão a ser transferidos para outros locais desde sábado.

Em Varadero, principal zona balnear de Cuba, que fica a 140 quilómetros de Havana, cerca de 18 mil pessoas foram aconselhadas a ficar dentro de casa.

A tempestade Fay já causou a morte de 50 pessoas no Haiti.

O grupo petrolífero anglo-holandês Shell evacuou, por precaução, centenas de funcionários que trabalham no Golfo do México.


VP.

Lusa/fim
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Dez mil pessoas retiradas de casa

Tempestade tropical "Fay"
Dez mil pessoas retiradas de casa


Pelo menos 10 mil pessoas foram retiradas ontem de casa, em quatro províncias cubanas, na passagem da tempestade tropical "Fay". Nesta altura há mil turistas portugueses em Cuba, mas de acordo com o embaixador português em Havana, não há registo de vítimas.


25 mil pessoas já saíram de casa para não enfrentarem a tempestade A tempestade tropical "Fay" voltou a causar estragos na América Central, desta vez em Cuba.

Só na zona Este da ilha, 10 mil pessoas tiveram que ser retiradas de casa, depois das chuvas torrenciais terem deixado as ruas completamente inundadas.

Com água até aos joelhos, mulheres, homens e crianças só tiveram tempo de chamar os bombeiros ou alguém que pudesse ajudar.

Em Havana e Varadero, as rajadas diminuíram de intensidade e provocaram muito menos danos. Sorte para os mil turistas portugueses que tiveram o azar de escolher esta altura para conhecer Cuba.

A tempestade segue agora rumo à Florida, nos Estados Unidos, onde 25 mil pessoas já saíram de casa, para não enfrentarem as rajadas de vento e a chuva.

Os mais corajosos preferem ficar e esperam que a "Fay" não provoque assim tantos estragos.

A tempestade está cada vez mais próxima da zona de Key West. Esta cidade norte-americana tantas vezes apelidada de paraíso, vai agora ter que enfrentar ventos na ordem dos 100 quilómetros por hora.

Na passagem pelas Caraíbas, a tempestade já fez mais de 55 mortos.


SIC
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Tempestade tropical mata 11 pessoas na Florida

Tempestade tropical mata 11 pessoas na Florida

A tempestade tropical Fay começou a fazer estragos na Florida com quatro grandes deslizamentos de terra. As autoridades falam em 11 mortos só neste Estado

Ao longo da península da Florida, as populações começam a limpar os estragos provocados pelos violentos golpes de chuva que inundaram as casas.

A tempestade matou já 11 pessoas. As identidades das vítimas e as causas das suas mortes ainda não são conhecidas, mas sabe-se que pelo menos três foram mortas em acidentes de viação devido ao mau tempo e duas foram levadas por enxurradas. Outra vítima é um homem que fazia reparação de um poste de electricidade.


andreia.coelho_sol.pt com AP
 
Topo