• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tempestade tropical Julio atinge a terra no México

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1

A tempestade tropical Julio atingiu a terra na península mexicana da Baixa Califórnia nesta segunda-feira, onde as autoridades decretaram alerta vermelho e ordenaram a retirada de centenas de pessoas.

Segundo o mais recente boletim do SMN (Serviço Meteorológico Nacional), das 23h (1h de Brasília), o ciclone tropical apresenta perigo moderado e se encontrava a 35 km a leste de Puerto Chale e a 75 km ao leste de Puerto Cortés, no sul dessa península do ocidente mexicano.

A passagem de Julio causa chuvas fortes, ventos e ondas moderadas nos Estados de Nayari, Sinaloa e Sonora, todos na faixa noroeste do território mexicano, além de Baixa Califórnia Sul.

Na Baixa Califórnia Sul são esperados níveis de chuvas de até 150 mililitros, com "máximos pontuais de até 250 mililitros em áreas montanhosas", o que poderia originar inundações e deslizamentos de terreno.

A Defesa Civil declarou alerta vermelho (perigo máximo) na Baixa Califórnia Sul, alerta amarela (perigo moderado) em Sonora e e na Baixa Califórnia --situados no norte da península de mesmo nome--, e verde (penúltimo nível de perigo) em Sinaloa.

A tempestade Julio chega ao território mexicano um dia depois de o governo americano decretar áreas de desastre em quatro Condados do Estado da Flórida, após a passagem da tempestade tropical Fay.

A declaração, feita pelo presidente George W. Bush ontem, libera fundos para trabalhos de emergência e reparos aos governos dos Condados de Brevard, Monroe, Okeechobee e St. Lucie.

Serviços de emergência estaduais e federais ainda estão avaliando os danos da tempestade que durou toda a semana e causou ao menos 11 mortes na Flórida e mais uma no Estado da Geórgia e outra no Alabama.

A Fay foi rebaixada à categoria de depressão tropical na noite deste sábado, após ter atingido a costa da Flórida quatro vezes.



Folha Online
 
Topo