- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,906
- Gostos Recebidos
- 1,196
A tensão alta, associada a uma "elevação da pressão arterial acima dos valores considerados normais" de acordo com a rede de saúde CUF "ocorre quando há uma pressão excessiva do sangue na parede das artérias durante a sua circulação".
Este problema de saúde tende a aumentar em momentos específicos, como por exemplo devido a esforços físicos ou emocionais. Depois dessas situações pontuais é comum que os valores voltem aos níveis normais.
Contudo, os médicos da CUF apontam que cerca de 90% dos casos estão relacionados com os hábitos e estilo de vida (alimentação à base de excesso de sal, sedentarismo, obesidade, stress e tabagismo agravam este problema).
Embora existam medicamentos para controlar os níveis de tensão, muitas pessoas procuram soluções alternativas e, preferencialmente naturais. A equipa de médicos da Mayo Clinic aponta algumas mudanças no estilo de vida que podem diminuir a pressão arterial e ainda reduzir o risco de doenças cardíacas.
Procure eliminar o excesso de peso
Além do excesso de peso ser problemático para a pressão arterial, também pode causar distúrbios respiratórios durante o sono. A apneia do sono, por sua vez, poderá "elevar ainda mais a pressão arterial", descrevem os especialistas.
Adote um estilo de vida mais saudável
Pratique exercício físico com regularidade
No seguimento, do ponto anterior, praticar exercícios aeróbicos com regularidade pode ser uma das soluções que contribuem para a perda de peso e para a redução da pressão arterial. O ideal é dedicar, pelo menos 30 minutos diários.
Priorize uma alimentação diversificada
Os médicos da Mayo Clinic sugerem uma dieta rica em grãos integrais, frutas, verduras e laticínios com baixo teor de gordura. Em contrapartida, deverá deixar de lado as gorduras saturadas e reduzir o consumo de sal.
Deixe de fumar
Fumar aumenta a pressão arterial. Como tal, parar de fumar ajudará a baixar estes valores, ao mesmo tempo que pode reduzir o risco de doenças cardíacas e melhorar a saúde em geral.
Invista na qualidade do sono
Dormir menos de sete horas por noite durante um período de tempo prolongado pode contribuir para o desenvolvimento de problemas como hipertensão.
Se não tem apneia do sono ou outro síndrome que precise de tratamento, siga estas dicas que podem ajudar a promover um sono reparador.
1 - Mantenha uma rotina de sono
2 - Mantenha o mesmo horário de sono (hora de deitar e acordar)
3 - Crie um ambiente tranquilo (quarto fresco, silencioso e escuro)
4 - Crie um ritual antes de dormir que promova o descanso.
5 - Tenha cuidado com as power naps fora de horas e com a automedicação para induzir o sono!
Procure estratégias para aliviar o stresse
Stress prolongado pode contribuir para a hipertensão. A solução pode passar por perceber, numa fase inicial, a origem e quais as causas do stresse.
Depois de identificadas, pode encontrar maneiras de controlá-las. O segredo, de acordo com estes especialistas, está na organização. Procure fazer uma boa gestão de tempo e reserve momentos para relaxar. Poderá ser uma mais-valia "sentar-se em silêncio e respirar profundamente" em algum momento do dia.
A par disso, também poderá dedicar algum tempo para atividades ou hobbies prazerosos, como caminhar, cozinhar ou fazer trabalhos de voluntariado.
Faça exames regulares
Monitorize o colesterol e os níveis de açúcar no sangue. Níveis elevados de açúcar no sangue e de "mau colesterol" podem aumentar o risco de doenças cardíacas. Para reverter esta situação e ter mais controlo destes níveis deve priorizar os hábitos saudáveis anteriormente mencionados.
Apesar das dicas deste "tratamento natural" envolverem mudanças no estilo de vida, como a adoção de uma dieta saudável e a prática de exercício físico, a medicação não deixa de ter um papel essencial, por isso o mais recomendado é procurar acompanhamento médico para controlo do problema.
IN:NM
