Portal Chamar Táxi

Informação Teste de sangue pode detetar várias doenças 10 anos antes dos sintomas

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
49,052
Gostos Recebidos
1,165
naom_691ec84ae56a3.webp


Segundo um novo estudo da Universidade de Edimburgo, pode estar a chegar um teste de sangue que poderá detetar várias doenças 10 anos antes do aparecimento dos primeiros sintomas. A investigação foi feita com dados do UK Biobank.


Este é um trabalho que pode abrir caminho para o desenvolvimento de testes rápidos que ajudem a detetar sinais precoces de várias doenças e levem ao início dos tratamentos.


Diabetes, doenças cardíacas e cancro são alguns dos problemas de saúde que podem ser detetados com a ajuda destes novos testes.


"Isso encaixa-se no modelo de prevenção para o qual estamos a caminhar, poder enviar uma pequena amostra de sangue por uma picada no dedo e obter uma ideia da sua saúde. Se tivermos indicadores precoces de doenças, podemos dizer a alguém na faixa dos 40 anos que os seus biomarcadores não estão bons para a idade e aconselhá-lo sobre mudanças que ele poderia fazer", revela ao The Guardian Joy Edwards-Hicks, médica da Universidade de Edimburgo.





O teste de sangue que ajuda a detetar doenças


Açúcares, gorduras e até hormonas são alguns dos dados que são possíveis de analisar através destes novos testes de sangue rápidos, com apenas de uma picada no dedo. Através da análise será possível perceber a dieta que as pessoa levam, o estilo de vida, a exposição à poluição e até o stress.


"Esses perfis metabólicos dão toda a predisposição genética e suas consequências, bem como as exposições ambientais, fornecendo-nos um retrato do estado fisiológico de uma pessoa", continua a especialista.


Apesar dos resultados conseguidos, são ainda necessários mais estudos para conseguir colocar este tipo de testes no mercado. "Estudar metabólitos é uma maneira de revelar novos sinais de alerta de doenças, entender como as doenças começam e evoluem e monitorizar a eficácia dos tratamentos", diz Joy Edwards-Hicks.


Teste revolucionário pode detetar cancro três anos antes dos sintomas


Detetar o cancro de forma precoce pode ajudar a aumentar a esperança de um tratamento eficaz. Desta forma, acabam por ser importantes testes que ajudam no diagnóstico. É o caso de um mencionado num estudo que pode ajudar a detetar cancro três anos antes.

A investigação publicada no Cancer Discovery revelou que o material genético dos tumores pode ser detetado na corrente sanguínea até três anos antes. Este ainda é um teste experimental que poderá detetar sinais de vários tipos de cancro ao mesmo tempo.


"Para o cancro em qualquer estágio, a terapia é mais eficaz quando administrada mais cedo", revelou Yuxuan Wang, uma das autoras do estudo. "Como oncologista clínica, atendo principalmente pacientes com cancro avançado. Infelizmente, para a maioria desses pacientes, os tratamentos visam prolongar a vida em vez de curar a doença."


"Se os cancros puderem ser detetados três anos antes, haverá muito mais probabilidade de serem curáveis por cirurgia ou outras terapias", continua. Diz ainda que "esforços futuros devem ser direcionados ao desenvolvimento de testes confiáveis que possam alcançar essa deteção precoce e disponibilizá-los aos pacientes."

IN:NM
 
Topo