Portal Chamar Táxi

Notícias Todos os detalhes sobre o disfarce de Fernando 'Careca' para enganar a população de Castanheira de Chã

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Gostos Recebidos
1,531
Todos os detalhes sobre o disfarce de Fernando 'Careca' para enganar a população de Castanheira de Chã

img_932x621uu2024-11-23-16-15-04-2179007.jpg

Fernando Ferreira foi o segundo fugitivo de Vale de Judeus a ser recapturado pela Polícia Judiciária.

Dizia que se chamava Manuel. Que tinha duas filhas adotadas e que tinha trabalhado com uma delas em Vila Real. Dizia ainda que tinha nascido em Santa Maria da Feira e que precisava de sossego. Foi assim que Francisco Ferreira, o fugitivo de Vale de Judeus, enganou a população de Castanheira de Chã, em Montalegre. Todos acreditavam que era o cunhado do dono da casa - um homem conhecido por Espanhol, mas que será de nacionalidade húngara. Fazia pequenas reparações e ofereceu-se até para resolver alguns problemas da vizinha. “Não tenho mais ninguém aqui ao lado e fiquei muito contente quando ele veio para aqui. Pedi-lhe ajuda por causa de umas infiltrações e ele ficou de me vir fazer as reparações”, recorda a vizinha Ana, ainda mal refeita da “notícia”. Manuel afinal é Fernando e não é boa pessoa: estava armado e fugiu da cadeia, depois de condenado a 24 anos. “Se eu soubesse se calhar não o denunciava. Ele parecia um homem triste, mas trabalhador”.

Imagens exclusivas do interior da casa onde esteve Fernando 'Careca', o fugitivo de Vale de Judeus recapturado em Montalegre

Mestre do disfarce, o aspeto de Fernando compunha a história. Coxeava, vestia roupa gasta e usava sempre um gorro que lhe tapava a careca. Tinha umas longas barbas brancas e estava visivelmente mais magro. Parecia ter mais 15 ou 20 anos dos que os 61 que marca o seu bilhete de identidade.

Hoje, a pequena aldeia tenta refazer-se do susto de uma operação que envolveu dezenas de polícias. Querem voltar a recuperar a normalidade que passa precisamente pela ausência de ocorrências. Não há café, farmácia ou mercearia, nas imediações, o correio, o peixe ou o pão só chegam de quando em vez. Fernando Ferreira já está na cadeia de Monsanto e a casa que habitou durante cerca de duas semanas volta a ficar devoluta.

Correio da Manhã