Portal Chamar Táxi

Notícias Três detidos na Alemanha por suspeita de espionagem a soldo de Pequim

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,081
Gostos Recebidos
1,135
naom_5b55fc509579b.jpg


Os três, dois homens e uma mulher, são acusados de terem atuado sob ordens dos serviços secretos da República Popular da China desde 2022 e são também suspeitos de violar a legislação alemã em matéria de exportação.


Um dos suspeitos, identificado apenas como Thomas R., nome que respeita as leis de privacidade alemãs, era supostamente um agente coordenado por um funcionário do Ministério de Segurança do Estado de Pequim e obteve informações na Alemanha sobre "tecnologias inovadoras militarmente utilizáveis", disseram os promotores federais da Alemanha em comunicado.


Para o efeito, o suspeito utilizou Herwig F. e Ina. F, um casal proprietário de uma empresa de Dusseldorf que contactava e trabalhava com investigadores alemães.


O casal terá estabelecido um acordo de transferência de investigação com uma empresa alemã não identificada, cujo primeiro passo consistia em elaborar um estudo para um parceiro chinês sobre a tecnologia de peças de máquinas que poderiam ser utilizadas em motores de navios, incluindo vasos de guerra.


Na altura das detenções os suspeitos estavam em negociações sobre outros projetos de investigação que poderiam ser usados para aumentar a força de combate da Marinha de Guerra da República Popular da China, de acordo com a acusação.


Os suspeitos também adquiriram, um equipamento laser especial e exportaram-no para a República Popular da China sem autorização, apesar de estar classificado como um instrumento de "dupla utilização" ao abrigo das regras da União Europeia.


As residências e os escritórios dos suspeitos, que foram detidos em Dusseldorf e em Bad Homburg, perto de Frankfurt, foram alvo de buscas.

IN:NM
 
Topo