Portal Chamar Táxi

Trabalhadores da CP querem processar empresa por 'ilegalidade' nos cortes salariais

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,094
Gostos Recebidos
498
Os trabalhadores da CP vão processar a empresa a partir do final do mês por considerarem que a administração está a cortar ilegalmente uma parte dos salários, disse um dirigente do sindicato dos revisores.

Segundo Luís Bravo, a CP está a cometer «uma ilegalidade» ao sujeitar as ajudas de custo e subsídios de deslocações ao corte de salários imposto pelas medidas de austeridade do Governo, situação que os ferroviários querem contestar em tribunal.

«Vamos avançar para tribunal, aguardamos apenas o extracto [recibo do vencimento] deste mês para comprovar a situação», explicou o dirigente do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante.

A ideia, acrescentou, é «processar a empresa» porque «a CP, de forma ilegal e jogando com o tempo que os tribunais levam a julgar os casos, está a abater os salários também nessas cláusulas».

Hoje, os representantes dos revisores vão encontrar-se com a administração da CP, que tem estado a reunir-se com os vários sindicatos na sequência da greve do passado dia 16, realizada em protesto contra os cortes salariais.

Também o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários admitiu na segunda-feira adoptar «novas formas de luta», por considerar que a CP, ao contrário da REFER, vai efectuar cortes no pagamento do trabalho extraordinário e nocturno, além dos cortes salariais.

Os maquinistas estão, por seu lado, a realizar uma greve às horas extraordinárias, tendo hoje sido suprimidos alguns comboios.

A Lusa tentou falar hoje de manhã quer com o dirigente sindical dos maquinistas quer com a porta-voz da CP, mas sem sucesso.

Lusa / SOL
 
Topo