• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tribunal investiga abate do cão de Teresa Romero

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
A auxiliar de enfermagem espanhola que sobreviveu ao vírus ébola, Teresa Romero, e o seu marido apresentaram uma queixa contra o responsável pelo abate do seu cão, alegando que foi feito com base numa hipótese e sem um diagnóstico prévio.

ng3697967.jpg


O Tribunal Superior de Justiça de Madrid decidiu abrir uma investigação sobre o responsável pelo serviço de Saúde da Comunidade de Madrid, Francisco Rodríguez, por suspeita do crime de prevaricação ao ordenar o abate do cão Exkalibur, três dias depois de ter sido diagnosticado ébola à sua dona, Teresa Romero.

A auxiliar de enfermagem e o marido, Javier Limón, avançaram com a queixa, no passado mês de outubro, através da Associação Contra Maus-tratos. Segundo o advogado Víctor Valladares, Rodríguez violou a Lei de Proteção dos Animais Domésticos da Comunidade de Madrid ao não fazer um diagnóstico de doenças transmissíveis e abater o cão com base numa "simples hipótese".
Valladares alega também que Rodríguez violou o princípio da precaução previsto pela Lei Geral de Saúde Pública e o de proporcionalidade, salvaguardado na Lei Geral de Saúde.
Teresa Romero e Javier Limón avançaram ainda com uma ação que inclui um pedido de 150 mil euros de indemnização.
Segundo a imprensa espanhola, Ignacio Gonzales, presidente da Comunidade de Madrid, ressalvou que este foi um caso "extraordinário" e manifestou a sua confiança "num dos melhores serviços da saúde do Mundo, que acabou por salvar a vida de Teresa".


jn
 
Topo