Portal Chamar Táxi

Tripulantes de navio socorridos nos Açores por intoxicação

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,084
Gostos Recebidos
481
Um navio de mercadorias com pavilhão da Libéria fundeou hoje, quinta-feira, entre as ilhas do Faial e Pico, nos Açores, para que a tripulação pudesse ser assistida no Hospital da Horta devido a uma intoxicação a bordo.


Os 21 tripulantes do 'Luebbert', todos de nacionalidade chinesa, queixavam-se de dores de cabeça, náuseas, vómitos e problemas oculares, causados, aparentemente, pela inalação de sulfureto de alumínio, um produto químico utilizado no milho.

Luís Chaby Lara, delegado de Saúde da ilha do Faial, esteve a bordo do navio para fazer uma primeira avaliação da tripulação e ordenou que todos os elementos fossem transportados para o Hospital da Horta para a realização de exames complementares.

"Estes indivíduos estiveram sujeitos no navio a uma intoxicação através de um produto químico que foi aplicado, como insecticida, em cereais que transportavam", afirmou, acrescentando que, apesar de a tripulação não correr risco de vida, deveria ser submetida a testes médicos mais aprofundados.

Segundo Luís Chaby Lara, este género de intoxicação pode atingir vários órgãos, como o fígado, os rins ou o cérebro, o que justifica que os tripulantes sejam seguidos mais atentamente.

O rebocador 'Ilha de S. Luís' levou até ao navio uma equipa de enfermeiros do Hospital da Horta, três bombeiros e elementos da autoridade marítima e recolheu 14 dos 21 elementos da tripulação para a realização de exames médicos no Faial.

Luís Chaby Lara adiantou que, depois destes 14 elementos regressarem ao navio, os restantes sete serão também transportados até ao Hospital da Horta.

O 'Luebbert', de 190 metros de comprimento, vinha do Canadá e tem Gibraltar como destino.

Jornal de Notícias
 
Topo