Portal Chamar Táxi

"Troika preocupou-se com finanças. A saúde pública foi esquecida"

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4562421.JPG




É autor, a par de dois colegas médicos, do livro Cidadania para a Saúde e foi deputado pelo PSD. Ricardo Baptista Leite fala da saúde em Portugal e de como pode ser melhorada.
No livro Cidadania para Saúde fala do papel do cidadão na saúde. Como o conseguimos?
O que demonstramos no livro é que o cidadão pode ter um papel efetivo na melhoria dos seus indicadores de saúde. É preciso que sintam que fazem parte de uma comunidade e isso só se consegue por via educacional. Seja pela educação para a saúde, que tem de ser sistematizada e transversal a todos os anos de escolaridade, mas também pelos profissionais de saúde. É dos laços com o médico e o enfermeiro de família que os doentes podem ter formação para gerirem melhor a sua saúde e auto cuidados.
A aposta é ter nas escolas, numa disciplina que já exista, formação sobre doenças e prevenção?
Esta é a minha opinião pessoal. Considero que a aposta na formação para a cidadania deve incorporar também a educação para a saúde como uma parte. Será necessário uma disciplina própria com profissionais próprios, com formação adequada para cada idade. Desde a pré-primária até à idade universitária. Olhando para evidência que existe neste livro, faz muito sentido até na vida profissional. A medicina do trabalho pode ter um papel importante na promoção da saúde.
Porque não está vertido no programa da coligação?



dn

 
Topo