Portal Chamar Táxi

Tunisinos continuam nas ruas contra governo de transição

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,091
Gostos Recebidos
494
Mais de um milhar de tunisinos manifestou-se hoje, quarta-feira, no centro de Tunes, para protestar contra o novo governo de transição, formado na segunda-feira.

"Queremos um novo parlamento, uma nova Constituição e nova República", gritaram os manifestantes rodeados de polícias, de acordo com jornalistas da agência noticiosa francesa AFP.

A presença no governo de transição de membros da equipa cessante do presidente deposto Zine El Abidine Ben Ali, no poder durante 23 anos, é firmemente contestada.

"Povo! Revolta-te contra os partidários de Ben Ali", gritavam também os manifestantes. O antigo presidente fugiu dia 14 do país e está refugiado na Arábia Saudita.

Um cordão de polícia anti-motim impediu os manifestantes de se deslocarem até à sede do Ministério do Interior.

"Temos ordens para não carregar sobre a multidão nem utilizar bombas lacrimogéneas", indicou à AFP um coronel da polícia, Najmeddine Zegoulli. Ontem, terça-feira, a polícia dispersou de forma violenta uma manifestação semelhante.

"Eles podem manifestar-se diante da sede da RDC (União Constitucional Democrática, o partido de Ben Ali), mas sem passar pelo Ministério do Interior porque estamos em estado de emergência", adiantou.

O novo executivo, formado três dias depois da queda do regime de Ben Ali, deve preparar eleições gerais dentro de seis meses.

O antigo presidente deixou o país após um mês de protestos, durante os quais, segundo o governo, 78 pessoas foram mortas e 94 ficaram feridas.

Jornal de Notícias
 
Topo