• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

TV CRT sem imagem e com estalos

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Um olá a todos!

A TV do meu irmao CRT de repente do nada a imagem desapareceu e começou a dar uns estalos com um cheiro a queimado.

Como tenho alguns conhecimentos de eletronica abri com cuidado a TV e sem a tampa liguei-a, reparei que os estalos vinham do flayback mas não propriamente dele mas sim de uns fios em volta dele. Um desses fios está carbonizado, descarnado e a faisca vem dai.. Pelo que pesquisei na net é uma especie de ferrite.

Fica uma foto para perceberem ao que me refiro.

O que posso fazer?
Tenho de substituir o flayback todo ou so esses fios?

Já abri tvs e subtitui condensadores etc mas nunca esta peça que pelo que pesquisei na net parece se chamar flayback.

Obrigado!
 

Anexos

  • tv.jpg
    tv.jpg
    30.8 KB · Visualizações: 19

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Um olá a todos!

A TV do meu irmao CRT de repente do nada a imagem desapareceu e começou a dar uns estalos com um cheiro a queimado.

Como tenho alguns conhecimentos de eletronica abri com cuidado a TV e sem a tampa liguei-a, reparei que os estalos vinham do flayback mas não propriamente dele mas sim de uns fios em volta dele. Um desses fios está carbonizado, descarnado e a faisca vem dai.. Pelo que pesquisei na net é uma especie de ferrite.

Fica uma foto para perceberem ao que me refiro.

O que posso fazer?
Tenho de substituir o flayback todo ou so esses fios?

Já abri tvs e subtitui condensadores etc mas nunca esta peça que pelo que pesquisei na net parece se chamar flayback.

Obrigado!


Boas

Os estalos são provocados por arcos de alta tensão de descarga do transformador de linhas (flayback).

Abrir a TV e verificar onde se dá o arco. Por vezes, fica na zona de saída do mesmo para o cabo que vai ao Tubo Catódico (ecran ou cinescópio).

Outras vezes ocorre na chupeta ou ventosa (a dar passagem de arco), zona encostada a vidro do tubo. Se a ventosa estiver rachada ou queimada pode ser adquirida à parte.

Em alguns casos, o arco eléctrico ocorre por sujidade com humidade, nessa zona desde o transformador, cabo, Ventosa, até ao cinescópio.

Atenção:::::: Para manusear a ventosa ou cabo de alta tensão pela primeira vez, usar uma chave de parafusos, com cabo eléctrico a ligar à massa Chassis.

Nalguns televisores, mesmo desligados da corrente, pode ter uns milhares de volts (efeito condensador no cinescópio), à espera dos incautos.

Mas se já abriu televisores, deverá conhecer bem essa situação.

Boa pesquisa
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigo se colocar outro transf. de linhas, não esquecer do sentido desses enrolamentos, enrolar no mesmo sentido e as mesmas voltas e revisar aonde esses fios vão ligar, pode ter avariado algum componente .
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Um olá a todos!

A TV do meu irmao CRT de repente do nada a imagem desapareceu e começou a dar uns estalos com um cheiro a queimado.

Como tenho alguns conhecimentos de eletronica abri com cuidado a TV e sem a tampa liguei-a, reparei que os estalos vinham do flayback mas não propriamente dele mas sim de uns fios em volta dele. Um desses fios está carbonizado, descarnado e a faisca vem dai.. Pelo que pesquisei na net é uma especie de ferrite.

Fica uma foto para perceberem ao que me refiro.

O que posso fazer?
Tenho de substituir o flayback todo ou so esses fios?

Já abri tvs e subtitui condensadores etc mas nunca esta peça que pelo que pesquisei na net parece se chamar flayback.

Obrigado!


Boas

No meu primeiro post li o o seu texto um pouco na diagonal, e não vi a foto em pormenor, logo não tem muita lógica o que escrevi.

Os fios à volta da ferrite principal, funcionam como uma bobine de secundário. Eventualmente antes de adquirir o transformador novo, será mais barato começar por tentar refazer essa bobine que se tiver poucas espiras pode ser feita com fio eléctrico comum, com isolamento PVC.
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Desde já obrigado pelas ajudas.

Hoje estive a limpar melhor (depois de descarregar na chupeta) e vi que é fuga no flayback.

Deixo uma foto para que possam ver e dar uma opiniao. Desculpem não se ver bem mas tirei com o tlm.
Penso que so substituindo não?

Qual teria de comprar? Onde ver a referencia do mesmo?

tv00.jpg
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Boas a referencia está inscrita no próprio transformador
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Desde já obrigado pelas ajudas.

Hoje estive a limpar melhor (depois de descarregar na chupeta) e vi que é fuga no flayback.

Deixo uma foto para que possam ver e dar uma opiniao. Desculpem não se ver bem mas tirei com o tlm.
Penso que so substituindo não?

Qual teria de comprar? Onde ver a referencia do mesmo?

Ver anexo 131523


Boas

A marca HR em geral tem transformadores de linhas equivalentes para a maioria dos televisores.

O transformador adequado pode ser encontrado pelo modelo de chassis, ou pelo código na etiqueta ou código impresso directamente no mesmo.

Por vezes o código não fica muito visível com o transformador montado.

Quando o arco é reduzido (furo pequeno, e não queimou muito o plástico), pode desmontar o transformador (ou não dependendo do acesso à zona danificada), raspar plástico queimado, e na zona por camada cola tipo silicone ou araldite (cerca de 3 mm ou mais, de espessura). Só funciona se a cola for muito boa isolante.

No entanto a reparação mais correcta, é substituir o transformador.
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Consegui ver a referencia na etiqueta do flyback e diz F0027PE-M como posso saber o compativel?

A rachadela não é muito pequena e infelizmente noto que nesse lado está dilatado...

Obrigado pelas ajudas ate agora :espi28:
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Consegui ver a referencia na etiqueta do flyback e diz F0027PE-M como posso saber o compativel?

A rachadela não é muito pequena e infelizmente noto que nesse lado está dilatado...

Obrigado pelas ajudas ate agora :espi28:


Boas

Então com a cola não vai lá.

O equivalente da marca HR é o " HR-7675 ".

Nas casas de electrónica também costumam ter o catalogo de equivalência.

:espi28:
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Boas

Então com a cola não vai lá.

O equivalente da marca HR é o " HR-7675 ".

Nas casas de electrónica também costumam ter o catalogo de equivalência.

:espi28:

Mais uma vez agradeço pela sua ajuda.

Fui a umas casas de eletronica e nenhuma tem para este modelo. Procurei na net e tb está dificil.. Talvez por ser um pouco antigo não sei..

De qualquer maneira quando cheguei a casa peguei numa lima de unhas e raspei a zona para tentar verificar a profundidade do buraco... O que achei estranho é que reparei que na parte de baixo tinha uma especie de massa seca castanha o que me levou a crer que ja tinha sido arranjado e a tv aberta mas o meu irmao disse que a tv nunca foi aberta depois de a ter comprado.... É normal vir com esse tipo de massa?
Com a lima toquei nessa massa e tava seca partiu de imediato e saiu... Achei aquilo estranho e toca a virar a tv ao contrario e la saiu a massa q suspeito ser da parte de cima...

Deixo umas fotos para explicar melhor o que digo.
Acha que este buraco dá pra colocar vedante? Ou é muito grande?

Obrigado pela ajuda! :)

001.jpg

002.jpg
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Mais uma vez agradeço pela sua ajuda.

Fui a umas casas de eletronica e nenhuma tem para este modelo. Procurei na net e tb está dificil.. Talvez por ser um pouco antigo não sei..

De qualquer maneira quando cheguei a casa peguei numa lima de unhas e raspei a zona para tentar verificar a profundidade do buraco... O que achei estranho é que reparei que na parte de baixo tinha uma especie de massa seca castanha o que me levou a crer que ja tinha sido arranjado e a tv aberta mas o meu irmao disse que a tv nunca foi aberta depois de a ter comprado.... É normal vir com esse tipo de massa?
Com a lima toquei nessa massa e tava seca partiu de imediato e saiu... Achei aquilo estranho e toca a virar a tv ao contrario e la saiu a massa q suspeito ser da parte de cima...

Deixo umas fotos para explicar melhor o que digo.
Acha que este buraco dá pra colocar vedante? Ou é muito grande?

Obrigado pela ajuda! :)

Ver anexo 131529

Ver anexo 131530


Boas

Na zona Sul - Queluz penso que ainda encontra o HR7576 numa empresa com nome Servelec, com site na net.

Essa massa castanha ou por vezes avermelhada (ou outras), costuma vir de fábrica.
Na fase de fabrico fica espaço livre entre a caixa de plástico (Exterior) e o transformador.
Na fase final esse zona livre é cheia com um tipo de resina, que faz fixação e isolamento eléctrico.
Em geral essa resina é vazada (e visível) pelo lado dos pinos para soldadura no CI.

Nas fotos não dá para avaliar muito bem a dimensão do estrago, mas não custa tentar aplicar a cola ou silicone isolante (muito isolante), e com alguma espessura. Pode ser que resulte.

:espi28:
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Boas

Na zona Sul - Queluz penso que ainda encontra o HR7576 numa empresa com nome Servelec, com site na net.

Essa massa castanha ou por vezes avermelhada (ou outras), costuma vir de fábrica.
Na fase de fabrico fica espaço livre entre a caixa de plástico (Exterior) e o transformador.
Na fase final esse zona livre é cheia com um tipo de resina, que faz fixação e isolamento eléctrico.
Em geral essa resina é vazada (e visível) pelo lado dos pinos para soldadura no CI.

Nas fotos não dá para avaliar muito bem a dimensão do estrago, mas não custa tentar aplicar a cola ou silicone isolante (muito isolante), e com alguma espessura. Pode ser que resulte.

:espi28:


O meu muitissimo obrigado! :espi28:

Vou pra já tentar colocar o vedante. Um amigo ficou de me arranjar um vedante de silicone que é utilizado nas oficinas auto na vedaçao de ligaçoes eletricas, por isso é o apropriado.

Depois passo por cá pra dar noticias. :espi28:
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigo isso já não vai lá com vedante nem com isolante os enrolamentos foram tocados só com um novo.
Que marca é o tv modelo na HR com essa referência não encontro nada
 
Última edição:

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Amigo isso já não vai lá com vedante nem com isolante os enrolamentos foram tocados só com um novo.
Que marca é o tv modelo na HR com essa referência não encontro nada

É uma Sharp CV-3710S
Quando diz enrrolamentos refere-se aos fios na ferrite? Pelo que tenho visto na net esses fios não acompanham o flyback terei de colocar uns novos não?

Obrigado.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Se colocar outro novo vai ter que por esses ou outros e não esquecer como disse o sentido do enrolamento e as espiras ou voltas
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Ok. Vou ter atençao a isso.

Obrigado! :espi28:
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Coloquei o vedante para experimentar e não funcionou.
Vedou e não se ve faiscas mas os estalos lá dentro permanecem e a tv não arranca fica com o led vermelho a piscar.
Foi pena porque com isto queria só saber se não tinha queimado mais nada. Caso a tv arrancasse sabia que apenas tinha sido o transformador a queimar, só tenho receio de comprar o transformador e ter queimado mais qualquer coisa que depois não se possa resolver...
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro rey400
sem aplicares um transf. novo nao sabes se tem mais alguma coisa,atençao que já tem apareçido mas poucas vezes o cinescópio estar em curto e provoca esses estalos dentro da valvula.

boa sorte
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Coloquei o vedante para experimentar e não funcionou.
Vedou e não se ve faiscas mas os estalos lá dentro permanecem e a tv não arranca fica com o led vermelho a piscar.
Foi pena porque com isto queria só saber se não tinha queimado mais nada. Caso a tv arrancasse sabia que apenas tinha sido o transformador a queimar, só tenho receio de comprar o transformador e ter queimado mais qualquer coisa que depois não se possa resolver...


Boas

O estrago já estaria em estado muito avançado, e os estalos internos indicam que está a fazer arco eléctrico entre espiras/enrolamentos.

Sendo assim só mesmo com transformador novo, para diagnosticar se tem mais alguma anomalia, tal como sugerido pelos Users.

:espi28:
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega eu nestes casos...vou primeiro ver a tensao do B+ pois se ela estiver alta vai geral muito alta tensao e vai ter descargas no CRT...
1º deve ver PSU primario e secundario... retira o Transformador de mat..mete uma carga e mede o B+..ver o estado do electrolitico do B+..
2º deve ver soldaduras de ic de FI e cor..ver tambem o IC Vertical....
3º deve ver o estado do CRT..pois sub o trnasformador de mat com CRT esgotado..não vale a pena....
4º deve ver o estado do suporte de CRT.. verdete.... ver tambem as soldaduras da placa de CRT....
5º montar novo transformador de MAT e pronto trabalho final.... regula a screen e focagem..
pronto esta tudo

remocon
 
Topo