Portal Chamar Táxi

TV LG 32LG5000-ZA imagem pisca sem parar

majoaota

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Boa tarde amigos.
Tenho uma TV na bancada, marca: LG, modelo: 32LG5000-ZA, com o seguinte defeito, a imagem pisca sem parar.
Esta TV veio inoperante, substituí o Q601=SPA04N60C3 e o fusível F100 de 5A/250V. Depois de reparar isto, testei e passado uns minutos veio esse defeito da imagem piscar sem parar. Se desligar a TV por uns minutos e voltar a ligar ela dá imagem sem problemas uns 5 minutos e depois volta a dar o defeito.
Na fonte já substituí os condensadores eletroliticos:C117, C124, C510, C511, C512, C505, C508, C203, C205, C210, C201. Os únicos que ainda não substituí electroliticos foram os: C207, C208, C608, C609.

Cumprimentos

majoaota

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Boa noite.
Já troquei todos os condensadores, mas o defeito permanece.
Estive a ver as tensões de saída da fonte e a de 24V, que é a que alimenta o inverter, ela está com 3, 4V a baixo dos 24V. Com a ajuda do osciloscópio estive a analisar a estabilização dos 24V e está instável. Fiz ainda outro teste sem a ficha de alimentação do inverter ligada e a instabilidade dos 24V permanece. Logo a falha é mesmo daqui. Terei que ver todos os componentes desta linha.
Será que alguém tem o esquema desta fonte de alimentação, para ser mais fácil avaliar os componentes?

cump.

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Boa noite.
Já troquei todos os condensadores, mas o defeito permanece.
Estive a ver as tensões de saída da fonte e a de 24V, que é a que alimenta o inverter, ela está com 3, 4V a baixo dos 24V. Com a ajuda do osciloscópio estive a analisar a estabilização dos 24V e está instável. Fiz ainda outro teste sem a ficha de alimentação do inverter ligada e a instabilidade dos 24V permanece. Logo a falha é mesmo daqui. Terei que ver todos os componentes desta linha.
Será que alguém tem o esquema desta fonte de alimentação, para ser mais fácil avaliar os componentes?

cump.

Boas

Algumas fontes comutadas, não dão boa estabilidade de saída em vazio (precisam de um consumo mínimo). Verificar a fonte a frio ou a quente com osciloscópio.

Verificar também depois dos tais minutos com a TV ligada já a ocorrer a anomalia, se um dos 4 transformadores do inverter das lâmpadas fica mais quente (para segurança desligar a TV nesse instante).

Boa pesquisa.

majoaota

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Bom dia
A fonte a frio mantendo-se estável nos 24V, com o osciloscópio o sinal mantendo-se impecável, assim que aquece fica instável com 21V, com o osciloscópio dá para verificar muito bem a instabilidade.
No inverter, não noto nos 2 transformadores diferença de temperatura.

cump.

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boa tarde

isso é instabilidade na psu só trocando por outra nova ou recuperada, isso tem uns diodos smd na placa c, o aqueçimento por vezes descolam provocando mapercas de tensao c, uma lupa dá uma vista de olhos, e passa o ferro de 15 a 20w para nao danificares os componentes, se tiveres central de soldadura, melhor.

boa sorte.

marques 1956

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Bom dia
A fonte a frio mantendo-se estável nos 24V, com o osciloscópio o sinal mantendo-se impecável, assim que aquece fica instável com 21V, com o osciloscópio dá para verificar muito bem a instabilidade.
No inverter, não noto nos 2 transformadores diferença de temperatura.

cump.

Boas

Na Sony cheguei a usar o spray de gaz frio, para detectar qual a zona da placa que ao aquecer provoca anomalias.

O spray nem sempre sai económico, e outra solução (menos eficaz) é usar ar comprimido (compressor) com pistola de bico fino.

Com o osciloscópio ligado, e a soprar ar em zonas isoladas, pode ser que detecte onde surge a anomalia.

Boa pesquisa.

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
colega eu ia fazer o seguinte...desliga os 24V que vem da placa PSU... ligava uma fonte de alimentaçao exterior... aplicava os 24V com uma resistencia em serie de 10h de 1w... se ligar e não tiver a avaria...entao tem mesmo a PSU avariada.. caso continue entao ou tem o Inverter avariado ou alguma lampada com defeito...

remocon

majoaota

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Boa noite amigos.
Quero agradecer desde já a vossa ajuda.
Eu já recuperei as soldas todas da PSU, soldei todos os componentes e não resultou.
O amigo mrsat deu uma boa ajuda também, eu tenho esse spray, irei tentar ver se descubro algo.
Vou também verificar o que o nosso amigo remocon disse de experimentar uma fonte de 24V com uma resistência de 10 ohm, 1W, para verificar também se provem do inverter.
Breve dou noticias.

Obrigado a todos.

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Boa noite amigos.
Quero agradecer desde já a vossa ajuda.
Eu já recuperei as soldas todas da PSU, soldei todos os componentes e não resultou.
O amigo mrsat deu uma boa ajuda também, eu tenho esse spray, irei tentar ver se descubro algo.
Vou também verificar o que o nosso amigo remocon disse de experimentar uma fonte de 24V com uma resistência de 10 ohm, 1W, para verificar também se provem do inverter.
Breve dou noticias.

Obrigado a todos.

Boas

Já agora nesse teste 10 Ohm é valor resistivo um bocado elevado.

Imagine que as lâmpadas de retro-iluminação gastam apenas 12W (em geral pode ser mais), nesse caso o consumo de corrente daria 0,5 Ampere a 24V. Numa resistência de 10 Ohm percorrida por 0.5 Ampere dá uma queda de potencial ou tensão na mesma, de 5 Volt.
Por outro lado a resistência iria fumegar rápido porque P=U2/R P=25/10 ---- P=2,5 Watt

Ou seja se a fonte estiver com uma saída de 24V Dc com a queda de 5 Volt, chegaria apenas 19 Volt ao Inverter

Para esse tipo de teste, a resistência poderia ser exemplo 0,22 ohm e aí a tensão de queda para uma corrente exemplo de 0.5 ampere U queda= 0.22/0.5= 0,44 Volt.

Ou seja nesse caso chegaria ao inverter " 24Volt (fonte alimentação) - 0,44 (queda na resistência) = 23,56 Volt " valor aceitável.

Boa pesquisa

majoaota

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas amigos.
Tem razão amigo, pelas contas a queda de tensão é aceitável.
Fiz um novo teste, sem a ficha do inverter ligada e o defeito permanece.
A fonte ao fim de 30Min de trabalho começa a oscilar, liga, desliga e assim sucessivamente.
Andei a pesquisar e arranjei o esquema desta fonte :Espi06: .
Já consigo Saber umas referências SMD que não estava a conseguir.
Deixo aqui o esquema se alguém precisar também.
Cump.

Anexos

• PSU LG 32LG5000-ZA --- P-No EAY4050440 ou EAY4050500.pdf
    800.4 KB · Visualizações: 45

majoaota

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Boa noite amigos.
Já resolvi a avaria.
Portanto era na fonte como tinha dito anteriormente.
Então foi substituído os seguintes componentes: (Foto acopladores: PC501, PC502, PC503 e PC510 = PC817). C608 = 68UF/450V, C609 = 68UF/450V, Q601 = SPA04N60C3, C124 =22UF/63V, C117 = 2.2UF/63V, C505 = 100UF/63V.
Obrigado a todos pela ajuda.
Cumprimentos.