Portal Chamar Táxi

TV Mitsubishi

Status
Não está aberto para novas respostas.

Jo@o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 7, 2007
Gostos Recebidos
0
boas! tenho na bancada uma tv mitsubishi mod. CT-21M2EPM penso que o chassis é o CMK-140x mas não tenho esquema. o problema é o seguinte o tv tem audio e osd mas não tem video. começou por ser um problema intermitente mas agora é permanente. o cinescópio está iluminado e as tensões à saída do amplificadores RGB são +- 180V o que considero correcto.- poderá ser o TDA8361!?!? ajudem por favor

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Gostos Recebidos
0
Os contactos do cinescópio estão em bom estado? Os filamentos acendem? Verifica junto ao transformador de linhas de tens alguma resistencia fusível queimada.

Jo@o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 7, 2007
Gostos Recebidos
0
ja tinha procurado as ditas resistencias fusivel tanto ao pe do transformador de mat como no secundario da fonte (há um cassis que faz este defeito devido a um fusivel no secundario da fonte) e esta tudo ok. ah é verdade a tv não tem video quer seja com sinal RF quer seja com AV. tem audio e OSD das duas maneiras.

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Gostos Recebidos
0
Já verificaste de o TDA8361 está a ser bem alimentado? Se tem todos os inputs?
Com ajuda do data sheet verifica se esta tudo ok com ele? Essa tv depois na saida RGV não tem mais nenhum IC? Tipo o TDA4661... Mas como tem som não me parece que seja esse. Mas verifica... Confirma também o switch de vídeo TV/AV...
Andei a ver esse esquema, pedem todos para pagar....

Jo@o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 7, 2007
Gostos Recebidos
0
a alimentação (8V no pino 10) está presente. como verifico os inputs? osciloscópio?? não tenho =S eu acredito que seja mesmo o integrado pois há audio, osd e se "puxar" pla G2 aparecem as clássicas linhas de retorno, ou seja deduzo que a parte de potência está a funcionar e que é apenas falta de sinal, ora se a alimentação está lá e o defeito tanto acontece com sinal de RF cmo de AV estou mesmo virado para o TDA8361. tou a pensar mal ou bem?!!? o esquema dava mesmo jeito....=(

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Gostos Recebidos
0
O pino 30 e 31 vai onde? Tem de haver um descodificador RGB para a frente... Não estou muito convencido que seja este IC.

Jo@o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 7, 2007
Gostos Recebidos
0
hey peço desculpa pensava que tinha referido o outro CI. o pino 30 e 31 vão a 2 condensadores de ceramica de 1nF que ligam respectivamente ao pino 16 e 14 do TDA4661

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
TV Mitsubishi CT-21M2EPM

OLÁ.Eu tenho o manual service e esquema desse tv mas em papel e não tenho scaner de momento,se precisares urgente manda a direcção para o meu email que envio-to pelo correio,senão para a semana posso colucálo onlain.
Aqui fica o email: [email protected]

Jo@o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 7, 2007
Gostos Recebidos
0
boas os pinos 11 e 12 ligam respectivamente, através de condensadores de 100nF, aos pinos 29 e 28 do TDA8361

Jo@o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 7, 2007
Gostos Recebidos
0
hei ACRO tao e mandavas o esquema como? isso não passa o peso o normal!?

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Gostos Recebidos
0
Portanto o OSD entra nos pinos 22, 23 e 24.
Para tirarmos as duvidas se é o TDA8361, no pin 25 cont varia com o contraste nos menus para ver se há alterações de tensão (tens a figura 9 do datasheet do TDA8361 que te ajuda). no pino 17 a mesma coisa. Se houver alterações ta visto que é o TDA8361 que está danificado.

Jo@o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 7, 2007
Gostos Recebidos
0
deixa ver se percebi. entao variando o valor do contraste e da luz nos menus as tensoes nos respectivos pinos do ic tem d permanecer constantes?!?! é isso? se é isso ta pifado!!! ( mas se a tensao nao varia como é feito o ajuste?)

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Gostos Recebidos
0
Não, a tensão tem de variar. Para fazer os ajustes a tensão tem de variar nesses pinos. Se variar a tensão e não acontecer nada quer dizer que está pifado.

Contraste: figura 9
0v 0% Contraste
5V 100% Contraste

Se não sair dos 0V dessoldas o pino e verificas de novo. Se mesmo assim não sair dos 0v o problema está para trás. Se estiver acima dos 5v está saturado.
Se variar e não acontecer nada tudo leva a crer que seja o IC pifado.

Última edição:

Jo@o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 7, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas! entao é o seguinte, a tensão varia em ambos os pinos e tem a seguinte relação:
contraste: min. - 0,53V / max. - 2,15V;
brilho: min. - 1,30V / max. - 3,74V. Estes valores são iguais quer os pinos estejam soldados ou não. As tensões deviam variar obrigatoriamente entre 0V e 5V? Não pois não!?! Se considerar-mos estas tensões correctas temos então um TDA8361 avariado né?

Jo@o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 7, 2007
Gostos Recebidos
0
estive a espera que chegasse o TDA8361 pois a loja não tinha nenhum. entretanto chegou, apliquei-o e o defeito continua.....=S

Jo@o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 7, 2007
Gostos Recebidos
0
mais sugestões!?!? esquemas?!?! help!!

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá João.

Se ainda não conseguiste resolver o problema vou tentar ajudar.
Não sei qual é a versão desse chassi , tem teletexto ? uma scart ? duas ?
De qualquer maneira vamos fazer o seguinte: Como não tens osciloscópio pegas noutro TV e ligas uma scart de um ao outro, ligas os dois TVs, comutas o tv que está bom para AV, e sintonizas um canal no TV que não tem imagem, se ficares com imagem no TV que está bom é sinal que o tda8361 está bom pelo menos parcialmente, desligas então a scart e com uma ponta de fio ligas o terminal 19 da scart através de um condensador de 4.7uF + ou – ao pino 15 do tda, se ficares com imagem , vê o circuito de comutação lenta M51326 . Se essa versão tiver TXT pode ser esse modulo ou então a eeprom 24cXX rectifica também o circuito impresso que não esteja partido.
Se não conseguires com isto diz, para partirmos para outro ponto.
Boa sorte. Arlindo

Jo@o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 7, 2007
Gostos Recebidos
0
penso que não tem teletexto. o tda8361 à partida está pois é novo

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
penso que não tem teletexto. o tda8361 à partida está pois é novo

Quando disse que o tda estava bom parcialmente quis dizer «a funcionar correctamente, com as respectivas alimentações,sinais entrada FI corretos, filtros etc.»

Jo@o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 7, 2007
Gostos Recebidos
0
então é o seguinte a tv tem 2 portas AV. liguei como sugeriu a outra tv mas nada. experimentei com 2 tv's a funcionar e também não resultou. (como nao tinha por aqui nenhum cabo scart usei 2 adaptadores e um cabo de video) passei então para a ligação através do condensador mas também nada....quanto à memória ja a tinha substituido

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Tenta arranjar um cabo scart e fazer o teste com ele para poder avançar para outro ponto, tambem podes fazer o teste com cabos RCA e adaptadores, mas tens que usar um adaptador OUT no TV avariado e um IN no TV bom, caso contrario não funciona.

Status
Não está aberto para novas respostas.