• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

TV Samsung CB5020T ch SCT-11D

univers4101

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2007
Mensagens
86
Gostos Recebidos
0
Olá todos,
Peço a ajuda dos colega na resolução de uma avaria num TV Samsung CB5020T chassis SCT-11D . Acontece que tenho a imagem muito escura e com tons amarelos. As tensões tanto no circuito primario como no secundari da fonte estão ligeiramente altas, 2 exemplos no secundario, na linha dos 125V tenho 140V e na saida de 180V tenho 205V.
Ja li em outro forum uma avaria num chassi semelhante (SCT-11B relatando tensões mais altas que o normal, e que a avaria se situa na fonte primaria nomeadamente na L803 que invertendo melhora, mas ja o fiz e o problema presiste, aliás pareceu-m ter ficado a imagem mais escura ainda.
QUALQUER AJUDA SERÁ BEM VINDA, DESDE JA OBRIGADO

SERGIO
:Espi63:
 

univers4101

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2007
Mensagens
86
Gostos Recebidos
0
Se aumentares o scream o que acontece?

Boas, ficava nublada em tons de amarelo com linhas de retrocesso visiveis. Agora troquei um condensador electrolitico da linha dos 180V (onde tenho 205V) que estava a ficar redondo por cima e agora tenho a imagem azul mas escura na mesma. as tensões estão altas na mesma. Penso que o problema venha da regulação da fonte, ja li em outro forum que a L803 com defeito faz com que as tensões subam e que invertendo-a no circuito resolve, mas ja o fiz e o problema mantem-se. Desconfio da fonte porque as tensões no SMR e no hibrido estão todas ligeiramente mais altas que o indicado no esquema.

Alguma sugstão?? Desde ja agradeço, Obrigado

Sergio
 

fliege

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2007
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
olá univers;
diz me uma coisa, quando pôes o tv em stand-by como fica a tensão de saída (os 125v)?
diz-me alguma coisa!

abraço
 

manselmaa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 6, 2006
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
se houver falta de carga as tensões podem subir,será que transformador de linhas está bom?
 

manselmaa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 6, 2006
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
será que as descagas para a massa estão boas ,ou seja ,verificar as ligações entre chassi - trc - massa do cinescopio ,se faltar a massa do cinescópio pode acontecer essas anomalias e até graves descargas para o circuito.
 

univers4101

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2007
Mensagens
86
Gostos Recebidos
0
será que as descagas para a massa estão boas ,ou seja ,verificar as ligações entre chassi - trc - massa do cinescopio ,se faltar a massa do cinescópio pode acontecer essas anomalias e até graves descargas para o circuito.

Boas, não noto qualquer fuga, descarga tanto no transformador de linhas como na plata do TRC. A unica coisa que detecto é todas as tensões ligeiramente superiores às indicadas no esquema. Hoje refiz as poucas soldas que restavam fazer na fonte de alimentação primaria e qual não é o espanto quando verifiquei que as tensões baixaram um pouco, onde tinha 205V agora tenho 190V, na linha 125V agora tenho 133V. Para mim desconfio que o problema está no primario da fonte. Amanha vou rever o valor das resistencias ver se ha alguma alterada.
Obrigado pelas dicas, qualquer ideia é bem vinda.

Sergio
 

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Mensagens
285
Gostos Recebidos
0
Substitui o condençador C801, 22 uF do primario da fonte.
 

fliege

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2007
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Universe,
a quanto está a fonte em stand-by? (linha dos 125v)

abraço
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Não será o cinescopio nas couves? Não tens hipótese de experimentar outro nesse chassis.
 

univers4101

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2007
Mensagens
86
Gostos Recebidos
0
Não será o cinescopio nas couves? Não tens hipótese de experimentar outro nesse chassis.

Neste momento não tenho nada semelhante em bancada. Mas será que se for o cinescopio me ia elevar as tensões mesmo no SMR e hibrido da fonte?
Obigado pelas dicas
Sergio
 

univers4101

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2007
Mensagens
86
Gostos Recebidos
0
Substitui o condençador C801, 22 uF do primario da fonte.

Boas, ja subtitui e nada, tudo na mesma, apenas quando refiz as poucas soldas que faltavam refazer na fonte as tensões baixaram um pouco 125V/133V 180V/190V.
obrigado pela dica
Sergio
 

univers4101

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2007
Mensagens
86
Gostos Recebidos
0
Se aumentares o scream o que acontece?

Acontece o normal, linhas de retrocesso visiveis, imagem mais clara.
Refiz as soldas que faltavam refazer na fonte e o problema diminui-o, as tensões baixaram um pouco, na linha 180V tinha 205V e agora 190V, nos 125V tinha 140V e agora 133V. Parece-me que o problema esteja numa resistencia com valor alterado, na fonte primaria.. Logo que possa vou verificar.

Obrigado pelas dicas

Sergio
 

fliege

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2007
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
OUTRA VEZ!!!!!!!!!
quando em stand-by a quanto está a saída da fonte????
É que se estiver a masi de 145v tá na altura de mudar o hibrido e o smr da fonte, e isso fica carote ainda por cima acho que o JManu tem razão, o crt será o mais provável neste sintoma! não tens restaurador de crt's?
Se não, não percas mais tempo com esse charuto!!
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
O socket está bom não tem o pinos largos ou oxidados? passa uma lixa nos pinos do CRT. O problema não esta na fonte, ou é na placa RGB ou no CRT.
 

fliege

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2007
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
O socket está bom não tem o pinos largos ou oxidados? passa uma lixa nos pinos do CRT. O problema não esta na fonte, ou é na placa RGB ou no CRT.

eu concordo contigo Jmanu, só referi o problema da fonte porque se já naõ estiver muito boa, a reparação não será razoável, seja qual for o problema original !! pq +dia - dia ela vai queimar!!!
 

univers4101

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2007
Mensagens
86
Gostos Recebidos
0
OUTRA VEZ!!!!!!!!!
quando em stand-by a quanto está a saída da fonte????
É que se estiver a masi de 145v tá na altura de mudar o hibrido e o smr da fonte, e isso fica carote ainda por cima acho que o JManu tem razão, o crt será o mais provável neste sintoma! não tens restaurador de crt's?
Se não, não percas mais tempo com esse charuto!!

Tou a ver quen estive a perder tempo, lol. Com a tv em stand-by tenho na linha dos 125V 187V. Restaurador de CRT não tenho. Pleo que ja li a RCV tem um kit para esta fonte com o SMR e hibrido por cerca de 30€, mais os portes e mãon de obra, acho que vou mandar a TV pras couves.

Desde ja agradeço a vossa ajuda. Obrigado
Sergio
:b_shake11:
 

univers4101

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2007
Mensagens
86
Gostos Recebidos
0
O socket está bom não tem o pinos largos ou oxidados? passa uma lixa nos pinos do CRT. O problema não esta na fonte, ou é na placa RGB ou no CRT.

Boas, o suporte parece estar em bom estado, os pinos do CRT estão limpos e brilhantes. Acha que será o amplificador RGB na placa do CRT? o colega Fliege diz que poderá ser um problema no hibrido e SMR da fonte, pois tenho a linha dos 125V em stand-by a 187V.
Agradeço desde ja o tempo que me dedicou.
Obrigado
Sergio
 

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Mensagens
285
Gostos Recebidos
0
Olá univers.
Tenho acompanhado este teu problema e á uma coisa que me deixa um bocado cofuso, dizes que a tensão á saída da fonte tem andado sempre acima dos 180V,acho que á alguma coisa de errado nisso,pois nessa linha existe um zener (R2kN) que o maximo que poderia aguentar sem entrar em curto era 165V.
será que o teu multimetro está a fazer uma leitura correta?
Penso que se a tensão estivesse assim tão elevada terias a MAT muito elevada e possivelmente fugas por todos os lados, assim como a imagem muito maior que o normal.
Caso esteja errado e tenhas mesmo a tensão que dizes, então tens o zener em aberto e o melhor será substituires o dito zener, o SMR40200 e o HIS0169
que neste momento não deve ultrapassar os 5 euros.
Se o meu raciocinio estiver correto,então talvês seja mesmo o cinescopio.
Se não souberes como fazer um teste simples diz.
 

univers4101

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2007
Mensagens
86
Gostos Recebidos
0
Sct-11d

Olá univers.
Tenho acompanhado este teu problema e á uma coisa que me deixa um bocado cofuso, dizes que a tensão á saída da fonte tem andado sempre acima dos 180V,acho que á alguma coisa de errado nisso,pois nessa linha existe um zener (R2kN) que o maximo que poderia aguentar sem entrar em curto era 165V.
será que o teu multimetro está a fazer uma leitura correta?
Penso que se a tensão estivesse assim tão elevada terias a MAT muito elevada e possivelmente fugas por todos os lados, assim como a imagem muito maior que o normal.
Caso esteja errado e tenhas mesmo a tensão que dizes, então tens o zener em aberto e o melhor será substituires o dito zener, o SMR40200 e o HIS0169
que neste momento não deve ultrapassar os 5 euros.
Se o meu raciocinio estiver correto,então talvês seja mesmo o cinescopio.
Se não souberes como fazer um teste simples diz.

Desde ja obrigado pela observação, mas na realidade a tensão normal de 125V em stand-by chega aos 187V e em funcionamento aos 131V, fiz as medidas com 2 multimetros e o valor é o mesmo. Verifiquei o dito zener (DZ801 R2K 150V) e o mesmo apresenta uma junção muito elevada e desconfio seriamente dele. Diga-me uma coisa, ao substituir somente o diodo o problema irá manter-se (150V é superior a 131V em funcionamento quando devia ser 125V),acha que ao substitui tambem o SMR e o hibrido o problema fica resolvido? Não terá a bobine L803 algum defeito? Li em outro forum que esta bobine é causa de tensões mais altas que o normal.
Desde ja agradeço a sua ajuda, muito obrigado.
Sergio
 
Topo