kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
A União Europeia decidiu anular a cimeira com a Rússia, prevista para junho, em resposta à anexação da Crimeia ao território russo, anunciou o presidente francês, François Hollande.
|
François Hollande à chegada a Bruxelas |
"Há uma suspensão de relações políticas (...) a reunião UE-Rússia não pode ocorrer nestas condições", afirmou François Hollande na sua chegada à cimeira com os dirigentes europeus, em Bruxelas.
Além das sanções individuais visando responsáveis russos e ucranianos, a UE "deve preparar" sanções económicas contra a Rússia em caso de uma escalada suplementar nas suas ações, disse ainda o presidente francês.
Hollande disse que se a Rússia aceitar abrir as discussões e recuar nas suas ações, não haverá outras sanções.
Entretanto, se acontecer o inverso, com uma escalada nas reivindicações ilegítimas, de operações, tropas e ameaças, o presidente francês garantiu que "haverá outras sanções". Num futuro imediato, os dirigentes europeus devem decidir apenas novas "sanções individuais".
Esta quinta-feira de manhã, a chanceler alemã Angela Merkel disse que a UE irá expandir a lista de pessoas - que conta atualmente com 21 nomes - a serem sancionadas e que já conta com personalidades russas e ucranianas pró-russas.
jn